A gestão do governador Marcos Rocha (União) tem intensificado os investimentos em Educação no estado de Rondônia, com foco não apenas na infraestrutura e nos recursos pedagógicos, mas também na valorização dos profissionais responsáveis pela formação dos cidadãos.
Entre os destaques está o reajuste de 6,27% no piso salarial de 14.937 professores do magistério estadual. Essa medida injeta um montante de R$ 17,5 milhões na economia local, contemplando, ainda, o pagamento retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2025.
Além do reajuste, foi efetuado o pagamento de Licenças-Prêmio em Pecúnia no valor de R$ 32 milhões nos primeiros quatro meses de 2025.
“A valorização salarial é um passo fundamental para garantir a motivação e dedicação desses profissionais que moldam o futuro do estado”, ressaltou o governador.
Marcos Rocha destacou que a preocupação do governo estadual em investir estrategicamente na Educação tem gerado resultados significativos à sociedade. Um exemplo é o programa “Trilhando Rumo ao Enem”, que desde 2019 oferece preparação gratuita e de qualidade para o Exame Nacional do Ensino Médio.
“Vários estudantes da Rede Estadual de Ensino alcançaram mais de 900 pontos na redação realizada por meio do Enem. Os resultados comprovam que a Educação de Rondônia está no caminho certo. Além das aulas tradicionais, são oferecidos cursinhos preparatórios para o exame, que é a porta de entrada desses alunos para o futuro”, afirmou Marcos Rocha.
A iniciativa será expandida para o interior do estado por meio de aulões promovidos pelas superintendências regionais de educação, além de conteúdos online, materiais didáticos e simulados. O objetivo é democratizar o acesso à preparação de qualidade para o exame, ampliando as oportunidades de ingresso dos estudantes da rede pública no ensino superior em todo o país.
Outro avanço é a criação do primeiro Núcleo de Inovação, voltado à formação de professores, produção de materiais didáticos digitais e desenvolvimento de projetos para integrar o ensino presencial e a distância.
Inaugurado em agosto de 2024, o projeto visa expandir as oportunidades de aprendizagem e atualizar a formação dos profissionais da rede estadual, representando um passo importante para a implementação da educação híbrida em Rondônia.
Foto: SECOM/Governo do Estado de Rondônia