Sob a liderança do governador Mauro Mendes (União), Mato Grosso vive um momento de expansão sem precedentes no setor turístico. Dados da Junta Comercial do Estado (Jucemat) revelam um crescimento de 11,4% no número de empresas voltadas à hotelaria e hospedagem em 2024, com a abertura de 4.403 novos empreendimentos.
O cenário evidencia o ambiente favorável aos negócios fomentado pela gestão estadual. A linha de turismo da agência Desenvolve MT liberou R$ 10,9 milhões em financiamentos específicos para o setor em 2024 — um salto de 105% em relação ao ano anterior. A iniciativa oferece crédito de até R$ 1,5 milhão por contrato, com juros de 1,2% ao mês, prazo de 120 meses e carência de 24 meses, além de bônus de adimplência de 20%.
Para Mauro Mendes, facilitar o acesso ao crédito é uma estratégia essencial para promover a diversificação da economia local, acelerando o desenvolvimento regional.
“Os empresários têm que investir no seu negócio, no seu site, no seu hotel, na sua pousada. Cabe ao governo criar as condições, ter um planejamento e executar para que ele possa estimular o investimento”, afirmou Mauro Mendes.
O crescimento na abertura de empresas também reflete na geração de empregos. No ano passado, o saldo de contratações no setor foi de 230 novas vagas, com destaque para hotéis e similares, que responderam por 204 dessas admissões. Desde 2021, o setor mantém números positivos, revertendo o saldo negativo registrado durante a pandemia de coronavírus, em 2020, quando houve mais demissões do que contratações.
Além de oferecer financiamentos com juros baixos, a gestão estadual tem promovido o destino em feiras nacionais e internacionais e realizado grandes investimentos em infraestrutura. Cerca de R$ 94 milhões foram para obras estruturantes no setor, como a construção de orlas turísticas, rodovias-parque, píeres, lagoas artificiais e a revitalização de praças.
Um exemplo do impacto dessas políticas é o Complexo Turístico Canaã, inaugurado há seis meses na cidade de Nobres. O empreendimento de Sandra Rossato oferece uma ampla estrutura de lazer e ecoturismo, com trilhas, piscinas naturais, restaurante e espaços de relaxamento.
Empolgada com os resultados, a empresária iniciará uma nova etapa: transformará o espaço em um resort com chalés de inspiração europeia e experiências gastronômicas regionais.
Em abril, Sandra participou da World Travel Market Latin America (WTM), uma das maiores feiras de turismo da América Latina, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
“Achei que vinha só para conhecer novidades, mas entendi que o foco é muito maior. Tive a oportunidade de apresentar meu atrativo, compartilhar experiências e levar muito aprendizado. Me senti acolhida no estande de Mato Grosso. Foi um divisor de águas para o meu negócio”, contou a empresária.
Realizado em São Paulo, o evento reuniu cerca de 27 mil profissionais do setor, além de 620 empresas expositoras de mais 40 países dos cinco continentes.
“A WTM é uma feira que oportuniza você ter o contato com os principais operadores e destinos do mundo. Como é uma feira internacional, há possibilidades de fazer negócios, não só para promover destinos, mas para abrir novas potencialidades e gerar contatos. Ela abre um leque de oportunidade para captar turistas e investidores para o estado de Mato Grosso”, destacou a coordenadora de Desenvolvimento de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Simone Lara.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT