Lançado pelo prefeito Allyson Bezerra (União), o programa Jovem do Futuro deu início à sua edição 2025 no último sábado. As atividades estão sendo desenvolvidas em 16 polos estratégicos, distribuídos entre as zonas urbana e rural de Mossoró, garantindo maior acessibilidade e comodidade aos participantes. As aulas estão beneficiando 1.500 alunos do município.
Nesta fase inicial, os alunos terão encontros presenciais aos sábados, durante oito semanas consecutivas. Ao final desse ciclo, os jovens poderão dar continuidade à formação por meio de cursos técnicos em áreas de interesse.
A iniciativa tem como propósito promover a formação cidadã, estimular o empreendedorismo e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Ao todo, mil estudantes da rede pública, com idades entre 15 e 17 anos e inscritos no Cadastro Único, serão contemplados.
O conteúdo programático inclui aulas, palestras, seminários e cursos ofertados pelo Mossoró Capacita, com foco em qualificação profissional, cidadania, inovação e desenvolvimento pessoal. Os polos de ensino foram planejados para atender tanto a zona urbana quanto a rural, aproximando a capacitação dos locais de moradia dos participantes.
“A Prefeitura está realizando um investimento robusto para transformar realidades por meio da educação. Estamos oportunizando cursos profissionalizantes, tecnológicos e de empreendedorismo, levando conhecimento até onde os jovens estão, seja no campo ou na cidade”, destacou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.
A formação terá duração de quatro meses e os alunos matriculados recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 300,00 como incentivo à permanência e ao engajamento nas atividades.