Com o intuito de combater a exploração sexual e demais crimes praticados contra crianças e adolescentes, a gestão do governador Marcos Rocha (União) realiza a “Operação Caminhos Seguros 2025” em Rondônia, entre os dias 2 e 18 de maio. Para o chefe do executivo estadual, a atuação conjunta de órgãos federais, estaduais e municipais reforça a importância de uma rede de proteção ativa, com suporte psicológico, social e jurídico às vítimas e suas famílias.
“O governo do estado está atuante para combater a impunidade e fortalecer os mecanismos de proteção à infância”, ressaltou.
Além da repressão aos crimes, a operação também foca na prevenção e conscientização, com campanhas educativas, capacitação de profissionais da rede de atendimento e incentivo à denúncia. As ações se concentram nos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, Guajará-Mirim, Jaru, Pimenta Bueno, Machadinho d’Oeste e região do Madeira.
A operação articula a atuação de diversos órgãos estaduais e federais, como Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), conselhos tutelares, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal De Assistência Social (Semas), entre outros, atuando de forma coordenada em locais com maior vulnerabilidade, como postos de combustíveis, rodovias, áreas urbanas periféricas e zonas de aglomeração.
Vigilância constante
Dados do Disque 100, revelam que a maioria das agressões ocorre no ambiente familiar, sendo os próprios familiares (61,2%) ou pessoas conhecidas (23,5%), os principais agressores. Isso reforça a necessidade de vigilância constante e de uma rede de proteção eficaz, que inclua não apenas ações policiais, mas também suporte psicológico, social e jurídico às vítimas e seus familiares.
Foto: Divulgação/SESDEC RO
*Com informações da SESDEC RO