Com a liderança do prefeito Hélio Leite (União), Castanhal (PA) tem avançado significativamente nas políticas de saúde voltadas ao cuidado infantil e à inclusão. Ao longo do ano, quatro Unidades de Saúde da Família (USFs) passaram a contar com equipes multiprofissionais (E-Multi) especializadas no rastreamento de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD).
Anteriormente, esse atendimento era realizado exclusivamente na unidade do bairro Santa Helena. Com a ampliação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), mais famílias agora têm acesso ao serviço, fortalecendo a rede de atenção básica.
O rastreamento é direcionado a crianças a partir dos 18 meses e é realizado por uma equipe composta por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, enfermeiro e nutricionista.
A iniciativa reafirma o compromisso da atual administração com a promoção da saúde preventiva, o acolhimento às necessidades do público infantil e o apoio às famílias que necessitam de acompanhamento especializado.
“No processo de construir uma cidade mais acolhedora e inclusiva, o diálogo é fundamental. É assim que avançamos, garantindo mais qualidade de vida, inclusão e respeito”, destaca Hélio Leite.
*Com informações: ASCOM Prefeitura de Castanhal