O governador do Amazonas, Wilson Lima (União), lançou nesta terça-feira (6) o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares (Pecim) como parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação básica no estado e à redução da evasão escolar. A iniciativa atenderá cerca de 4.689 estudantes de seis escolas da rede pública estadual.
O Pecim visa promover valores cívicos, patrióticos e éticos, utilizando instrumentos de ensino do civismo, respeito às leis, família e deveres do cidadão. O programa será desenvolvido em parceria entre profissionais da Secretaria de Educação e militares da reserva, que atuarão no planejamento e acompanhamento dos alunos e na realização de atividades extracurriculares.
Durante a solenidade de lançamento, o governador destacou o compromisso do Estado com uma educação que alia excelência acadêmica e formação cidadã.
“Muitas pessoas acham que a escola vai ser mais difícil e as regras vão ser mais rígidas, mas não tem a ver com isso. Tem a ver com melhorar o desempenho de cada aluno, explorando o potencial de cada um, de manter o foco naquilo que é importante para enfrentar as dificuldades da vida. Nós estamos alinhando uma educação de excelência e valores que são fundamentais como respeito, disciplina e o comprometimento com o bem coletivo”, ressaltou o governador Wilson Lima.
O lançamento foi na Escola Estadual Professora Tereza Siqueira Tupinambá, no Nova Cidade, zona norte, uma das unidades contempladas pelo programa. O evento marcou a entrega da revitalização da escola, umas das 466 unidades que já receberam melhorias durante a atual administração do Governo do Amazonas.
Foto: Diego Peres/Secom
*Com informações da Agência Amazonas