O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado, alcançou o primeiro lugar geral no Ranking dos Políticos, iniciativa da sociedade civil que avalia o desempenho de parlamentares com base em critérios como combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício de recursos públicos. Com nota 8,70, Efraim foi reconhecido nacionalmente por sua atuação consistente e comprometida com a ética e a responsabilidade na gestão pública.
Ao comentar o resultado, o parlamentar destacou a importância de manter a integridade no exercício do mandato: “Essa é nossa obrigação, deve ser compromisso inegociável de todos que detêm mandato político. Mas a gente fica muito feliz em conseguir, mais uma vez, esse pódio e ter esse reconhecimento publicizado. É, de fato, um estímulo para manter o nosso trabalho no caminho certo”, afirmou.
Na análise do ranking, o senador obteve nota máxima (10) nos critérios relacionados à luta contra privilégios e pontuação de 7,96 em aspectos ligados à eficiência administrativa, como assiduidade e economia de recursos. No eixo dedicado à integridade, Efraim não possui condenações judiciais.
Metodologia
A avaliação é baseada em dados objetivos, que incluem presença em sessões legislativas, uso racional das verbas de gabinete, histórico de processos judiciais e posicionamento em votações-chave do Congresso Nacional. O objetivo do ranking é fornecer à população uma ferramenta transparente para acompanhamento da conduta e produtividade dos representantes eleitos.
Em 2023, seu primeiro ano como senador, Efraim já havia sido reconhecido com o Prêmio Excelência Parlamentar, concedido pela mesma plataforma, com nota 8,99, sendo o parlamentar mais bem avaliado da Paraíba e também o primeiro colocado em todo o Congresso Nacional.