O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, indicado ao cargo pelo União Brasil, participou nesta segunda-feira (12), em Pequim, do Seminário Econômico Brasil-China. Diante de uma plateia formada por cerca de 400 empresários brasileiros e chineses, o ministro apresentou as oportunidades de investimento no setor de telecomunicações no país, com foco na inclusão digital.
Em sua fala, o ministro destacou que o Brasil vive um momento único de ampliação da infraestrutura de conectividade, liderado pelo Ministério das Comunicações, o que representa uma janela de oportunidades para investidores internacionais.
O programa Norte Conectado foi um dos destaques da apresentação. A iniciativa leva internet de alta velocidade à região amazônica por meio da implantação de infovias de fibra óptica subfluvial, reduzindo custos logísticos e ampliando o acesso a serviços públicos digitais como saúde, educação e segurança.
Outro tema abordado foi a implantação da TV 3.0, que começa a ser testada em algumas cidades brasileiras e promete revolucionar o sistema de transmissão aberta no país, com mais interatividade, qualidade de imagem em 4K e novos serviços ao cidadão.
O ministro também ressaltou o potencial do Brasil como mercado consumidor e produtor de soluções digitais. “O Brasil está pronto para quem quer crescer junto. E o Ministério das Comunicações está à disposição para construir essas pontes”, destacou.
Parlamentares
O evento integra a agenda oficial da comitiva do Governo Federal. Também estão na China dois integrantes da executiva nacional do União Brasil: o presidente do Senado Federal, David Alcolumbre (União-AP), e o deputado Elmar Nascimento (União-BA), segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, representando o presidente da casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).