Sob a liderança do prefeito Gustavo Martinelli (União), a cidade paulista de Jundiaí segue investindo em inclusão e acessibilidade com a ampliação e modernização do programa Movi Fácil. Coordenado pela Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), o serviço oferece transporte gratuito, porta a porta, a pessoas com deficiência (PCD) ou mobilidade altamente reduzida que são acompanhadas pela rede pública de Saúde, Educação ou Assistência Social.
Com veículos adaptados e equipe capacitada, o programa realiza entre 6 e 7 mil atendimentos mensais, promovendo dignidade e autonomia para os usuários.
A gestão municipal implantou melhorias significativas no sistema, como a redução do tempo de deslocamento, diminuição de custos operacionais, implantação de uma ferramenta online para o acompanhamento em tempo real da localização dos veículos e maior flexibilidade no tempo de espera nas residências, promovendo mais conforto aos usuários.
“Com essas mudanças, ampliamos o acesso a tratamentos médicos e outros direitos essenciais, garantindo mais qualidade de vida e autonomia para quem mais precisa”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli.
O serviço é disponibilizado mediante indicação de profissionais da rede pública, como médicos, assistentes sociais ou professores, o que assegura a transparência no processo e o atendimento a quem realmente necessita. Além dos deslocamentos regulares, o programa também permite viagens extras, mediante agendamento com pelo menos 48 horas de antecedência.
Desde o início do ano, a gestão municipal implantou melhorias significativas no sistema, como a revisão de rotas para reduzir o tempo de deslocamento, o uso de ferramenta online para monitoramento em tempo real das vans e maior flexibilidade no tempo de espera nas residências.
Elisabete Pereira é uma das beneficiadas pelo programa. Ela utiliza o transporte duas vezes por semana com o filho João Victor, que faz acompanhamento na AMARATI (Associação de Educação Terapêutica para Pessoas com Lesões Neurológicas). “Eu não dirijo e moro longe, na região do Almerinda Chaves. O serviço do Movi Fácil é essencial para a nossa locomoção. Sem esse transporte, eu não teria como trazer meu filho”, conta.
O Movi Fácil fortalece o acesso a tratamentos médicos e outros serviços essenciais, reafirmando a prioridade da atual gestão com a inclusão social e o cuidado com a população.
*Com informações: ASCOM Prefeitura de Jundiaí.