Mato Grosso alcança 8ª melhor educação do país com investimentos em tecnologia e infraestrutura

A educação pública de Mato Grosso vive um momento histórico sob a gestão do governador Mauro Mendes (União). Com investimentos robustos em infraestrutura, tecnologia e valorização de professores e estudantes, o estado saltou da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em apenas seis anos.

A transformação é resultado de uma política educacional que alia inovação, eficiência e foco no desenvolvimento social. “Nosso grande objetivo é colocar a educação de Mato Grosso entre as cinco melhores do Brasil, pois já avançamos muito saindo da 22ª posição para a 8ª. Obrigado a todos que estão nos ajudando a transformar esse sonho em realidade”, registrou o governador Mauro Mendes.

Entre os principais avanços está a modernização das unidades escolares. Desde 2019, o Governo do Estado entregou 33 novas escolas e está construindo outras 49, além de 30 Colégios Estaduais Integrados, que seguem um novo modelo pedagógico com laboratórios, bibliotecas, salas climatizadas, smart TVs e chromebooks. Cinco dessas escolas já foram inauguradas, como o Complexo Educacional do bairro Pedra 90, em Cuiabá, entregue neste mês de maio e que atende mais de 3,3 mil estudantes.

Mais de 142 mil chromebooks, 8,5 mil smart TVs e 27 mil notebooks já foram distribuídos, garantindo o uso da tecnologia em sala de aula e reforçando o processo de ensino-aprendizagem. A rede estadual também incorporou a robótica educacional no currículo de mais de 100 escolas, promovendo o desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas.

Destaques da educação mato grossense

Esse investimento já apresenta resultados concretos. Em abril, dez estudantes das escolas estaduais Tiradentes e José Aparecido Ribeiro, de Nova Mutum, representaram o Brasil em um campeonato mundial de robótica nos Estados Unidos.

A infraestrutura também avança com a entrega de 36 novas quadras poliesportivas, além da reforma de outras 19 e obras em andamento em 70 escolas. Outras 70 escolas foram reformadas e 98 seguem em obras, com foco na modernização e readequação dos espaços escolares.

Outro destaque é o Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares, lançado oficialmente no dia 6 de maio de 2024. A iniciativa visa melhorar a gestão escolar por meio da integração entre disciplina cívico-militar e práticas pedagógicas. A meta do governo é chegar a 100 escolas cívico-militares em funcionamento até 2025, partindo das 31 atuais. O número de escolas militares também cresceu de 8 para 29.

A valorização de professores e alunos é outro pilar da transformação. O programa MT no Mundo já levou, com recursos do estado, 100 estudantes e 15 professores para intercâmbio na Inglaterra, e está em sua terceira edição. Desde 2023, professores da rede passaram a receber 14º e 15º salários, como incentivo à qualificação profissional e à melhoria dos indicadores educacionais.

Com uma gestão comprometida com resultados e justiça social, Mato Grosso consolida sua política educacional como referência nacional, preparando as futuras gerações para um estado cada vez mais próspero e desenvolvido.

*Com informações: Secom/MT

Compartilhe

EXECUTIVO

Álvaro Damião estabelece parcerias para fomentar o turismo em Belo Horizonte

Gestão de Simão Durando consolida Petrolina como o maior canteiro de obras de Pernambuco

Mato Grosso alcança 8ª melhor educação do país com investimentos em tecnologia e infraestrutura

LEGISLATIVO

Amapá avança na segurança de motoristas de aplicativo com nova lei voltada à proteção das mulheres

Marcelo Santos abre Escola de Formação Política com aula inaugural para jovens de 11 municípios do ES

Deputado Eduardo Botelho apresenta propostas para inclusão e autonomia econômica de mães atípicas em MT

UNIÃO MULHER

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Trindade recebe primeira unidade da Casa Coração, projeto de Sylvie Alves para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Silvye Alves propõe facilitar porte de spray de pimenta e armas de choque para mulheres

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura viabiliza recursos de mais de R$ 50 milhões para impulsionar o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress