A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), sob a administração de Álvaro Damião (União), avança no enfrentamento à situação de rua por meio do Programa Estamos Juntos, referência nacional em inclusão produtiva. Nesta quarta-feira (14), o prefeito participou da formatura de mais quatro turmas do programa, certificando 58 participantes e totalizando 1.072 pessoas formadas em 78 turmas desde a criação da iniciativa.
O objetivo da iniciativa é oferecer oportunidades reais para pessoas em situação de rua, com ações que envolvem reabilitação social, participação em frentes de trabalho da Prefeitura, capacitação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho.“O problema é morar na rua, não as pessoas que vivem nela. Estamos tratando essas pessoas como cidadãos, entendendo suas histórias e oferecendo alternativas concretas de mudança”, afirmou o prefeito.
Os participantes recebem formação sócio emocional, uma bolsa-auxílio de R$ 540 por até 180 dias e passam por oficinas de qualificação, estágio em equipamentos da PBH e, posteriormente, são encaminhados a vagas em empresas parceiras, com acompanhamento social por mais quatro meses e inclusão em programas habitacionais.
A iniciativa tem despertado o interesse de outras cidades. Na próxima semana, representantes da Prefeitura de Curitiba visitarão Belo Horizonte para conhecer o programa. Recentemente, as prefeituras de Recife e Nova Lima também buscaram informações sobre a metodologia.
Empresas como Pizza Pazza e Supermercados Epa participaram da iniciativa e receberam, durante a cerimônia, o Selo de Responsabilidade Social concedido pela PBH, que também permite condições especiais de negociação de dívidas com o município.
A Rede Cidadã, parceira do programa, é responsável por desenvolver metodologias que integram capacitação profissional e fortalecimento emocional, conectando os participantes a oportunidades reais de trabalho. Segundo o diretor executivo da entidade, Fernando Alves, o resgate dos vínculos emocionais é essencial para que essas pessoas retomem o protagonismo sobre suas vidas e enfrentem com autonomia o desafio da reintegração social e produtiva.
Com 78 turmas formadas, 1.072 pessoas certificadas, 159 participantes nas frentes de trabalho da PBH e 110 já inseridos no mercado formal, o Programa Estamos Juntos reafirma o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com uma gestão humana, eficiente e transformadora. A expectativa é expandir o número de turmas e fortalecer as parcerias com o setor privado, garantindo mais dignidade e novas oportunidades para quem mais precisa.
Foto: Junia Garrido/PBH
*Com informações da ASCOM PBH