Gestão de Álvaro Damião em BH avança na inclusão de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), sob a administração de Álvaro Damião (União), avança no enfrentamento à situação de rua por meio do Programa Estamos Juntos, referência nacional em inclusão produtiva. Nesta quarta-feira (14), o prefeito participou da formatura de mais quatro turmas do programa, certificando 58 participantes e totalizando 1.072 pessoas formadas em 78 turmas desde a criação da iniciativa. 

O objetivo da iniciativa é oferecer oportunidades reais para pessoas em situação de rua, com ações que envolvem reabilitação social, participação em frentes de trabalho da Prefeitura, capacitação profissional e encaminhamento ao mercado de trabalho.“O problema é morar na rua, não as pessoas que vivem nela. Estamos tratando essas pessoas como cidadãos, entendendo suas histórias e oferecendo alternativas concretas de mudança”, afirmou o prefeito.

Os participantes recebem formação sócio emocional, uma bolsa-auxílio de R$ 540 por até 180 dias e passam por oficinas de qualificação, estágio em equipamentos da PBH e, posteriormente, são encaminhados a vagas em empresas parceiras, com acompanhamento social por mais quatro meses e inclusão em programas habitacionais.

A iniciativa tem despertado o interesse de outras cidades. Na próxima semana, representantes da Prefeitura de Curitiba visitarão Belo Horizonte para conhecer o programa. Recentemente, as prefeituras de Recife e Nova Lima também buscaram informações sobre a metodologia. 

Empresas como Pizza Pazza e Supermercados Epa participaram da iniciativa e receberam, durante a cerimônia, o Selo de Responsabilidade Social concedido pela PBH, que também permite condições especiais de negociação de dívidas com o município.

A Rede Cidadã, parceira do programa, é responsável por desenvolver metodologias que integram capacitação profissional e fortalecimento emocional, conectando os participantes a oportunidades reais de trabalho. Segundo o diretor executivo da entidade, Fernando Alves, o resgate dos vínculos emocionais é essencial para que essas pessoas retomem o protagonismo sobre suas vidas e enfrentem com autonomia o desafio da reintegração social e produtiva.

Com 78 turmas formadas, 1.072 pessoas certificadas, 159 participantes nas frentes de trabalho da PBH e 110 já inseridos no mercado formal, o Programa Estamos Juntos reafirma o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com uma gestão humana, eficiente e transformadora. A expectativa é expandir o número de turmas e fortalecer as parcerias com o setor privado, garantindo mais dignidade e novas oportunidades para quem mais precisa.

Foto: Junia Garrido/PBH

*Com informações da ASCOM PBH

Compartilhe

EXECUTIVO

Goiânia (GO) anuncia mais de R$60 milhões extras para unidades educacionais

Educação de Jovem e Adultos é ampliada em Jundiaí (SP)

Entregas marcam um ano de governo em Belford Roxo (RJ) com foco em educação, saúde, lazer e esporte

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /home/uniaobrasilorg/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /home/uniaobrasilorg/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/uniaobras...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /home/uniaobrasilorg/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51