Sob a liderança do governador Ronaldo Caiado (União), Goiás conquistou o primeiro lugar no ranking nacional de oferta de serviços públicos digitais, conforme levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado em 13 de maio de 2025. A pesquisa avaliou as 27 unidades federativas do país com base em 35 critérios, distribuídos entre capacidade de oferta digital, disponibilidade de serviços online e marco normativo para modernização da administração pública.
Com mais de 700 serviços totalmente digitalizados, Goiás se destaca no eixo Eficiência da Máquina Pública do Ranking de Competitividade dos Estados, refletindo uma política de estado voltada à inovação, acessibilidade e qualidade no atendimento ao cidadão. A transformação digital tem ampliado a eficiência da gestão, reduzindo custos e promovido inclusão, especialmente para a população fora dos grandes centros urbanos.
É a segunda vez consecutiva que Goiás recebe reconhecimento nacional por seus avanços digitais. Em 2024, o estado já havia sido premiado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) como o mais digital do país.
“Ser líder em serviços digitais no Brasil é o resultado da nossa política de Estado que coloca a inovação a serviço do cidadão. E agora, com o incentivo pioneiro à Inteligência Artificial, Goiás vai dar um novo salto de desenvolvimento rumo a um governo ainda mais moderno, transparente e acessível a todos os goianos”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
Reforçando essa trajetória de inovação, o governador enviou nesta semana à Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria a Política Estadual de Fomento à Inovação em Inteligência Artificial (IA). A proposta, aprovada por unanimidade em primeira votação, visa consolidar Goiás como referência nacional e internacional na aplicação de tecnologias emergentes para qualificar ainda mais os serviços públicos e fomentar o desenvolvimento econômico e social.
Além do avanço em nível estadual, o governo também tem atuado de forma estratégica no apoio à transformação digital nos municípios. A Rede Estadual de Transformação Digital, que já alcança 114 cidades, e o programa Prefeitura sem Papel são exemplos de iniciativas que modernizam a gestão municipal, reduzem burocracias e promovem maior eficiência.
“Ao apoiar as prefeituras com modelos inovadores de governança, capacitação de lideranças e ferramentas adaptáveis à realidade local, consolidamos Goiás como um exemplo de transformação digital no Brasil”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
A estratégia inclui ainda o estímulo à digitalização do setor produtivo. Por meio do Hub Goiás, em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap), o estado oferece apoio técnico e financeiro à transformação digital de micro, pequenas e médias empresas, além de impulsionar a modernização das administrações municipais.
Em reconhecimento à qualidade da gestão tecnológica, Goiás também conquistou, em abril, a certificação ISO 9001:2015 em Tecnologia da Informação, válida até 2028. O selo atesta a excelência na digitalização de serviços públicos e na gestão de contratos pela Superintendência de Sistemas e Inovação (SSI) da Secretaria-Geral de Governo (SGG).
*Com informações: Governo do Estado de Goiás.