Saúde AM Digital: Governador Wilson Lima amplia Telessaúde em municípios do interior

O governador Wilson Lima *União) inaugurou, nesta quarta-feira (14), os serviços da Telessaúde em Manicoré e Humaitá (a 332 e 590 quilômetros de Manaus, respectivamente), expandindo a oferta de consultas e exames à distância, com o objetivo de reduzir a fila de espera para procedimentos agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) em todo o Amazonas. Desde o lançamento do programa Saúde AM Digital, em abril deste ano, cinco municípios do interior, mais Manaus, contam com estruturas da Telessaúde para o atendimento da população.

A inauguração celebra os 147 anos de Manicoré e 156 de anos de Humaitá, nesta quinta-feira (15/05). Em Humaitá, o governador Wilson Lima também inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Dra. Luiza Conceição Fernandes com 10 leitos de média e alta complexidade, alcançando 41 leitos em municípios do interior.

“Nós estamos trazendo 12 especialidades, aquelas mais demandadas pelo sistema regulador. Antes o paciente tinha que sair de Manicoré para receber o atendimento especializado. Com o Telessaúde, o paciente pode ser atendido em casa ou em qualquer ponto que haja internet, uma evolução do sistema de saúde”, afirmou o governador durante a inauguração do serviço em Manicoré.

Em Manicoré, o novo serviço vai funcionar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Emile Tássia, no bairro Santo Antônio. Além das salas de teleconsulta e telelaudo, a unidade está recebendo, pelo programa, um equipamento de eletrocardiograma (ECG), para auxiliar na oferta de telediagnóstico. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), deve beneficiar mais de 50 mil pessoas do município.

Em Humaitá, o governador Wilson Lima entregou dois pontos de Telessaúde, um para teleconsulta e outro para telediagnóstico, no Hospital Regional Dra. Luiza Conceição Fernandes. A sala de telediagnóstico foi equipada com aparelhos de eletrocardiograma (ECG), MAPA e Holter, ampliando a oferta de exames.

A cidade de Humaitá também teve dez leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) entregues pelo governador Wilson Lima no Hospital Regional. Pela primeira vez na história, a assistência em alta complexidade tem sido ofertada fora da capital com a inauguração de UTIs no interior, alcançando os municípios de Parintins, Tefé, Tabatinga e Humaitá.

“Hoje aqui eu sou um cara premiado. Vim aqui fazer uma pequena consulta, fiz um eletro, coisa que eu nunca fiz na vida antes. Com 64 anos, hoje foi a primeira vez. Uma das coisas que faltava para a nossa cidade, tenho certeza que é o que chegou agora. Uma UTI e um atendimento desse, na hora que a gente precisa”, disse o comerciante Milton Mendes, morador de Humaitá.

Primeira fase

O programa Saúde AM Digital foi lançado no dia 15 de abril pelo governador Wilson Lima para atender 100% da população dos 62 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, onde já foram implantados oito pontos de telessaúde em diferentes zonas da capital. No interior, as consultas e exames são oferecidos para todo o estado por meio do aplicativo Saúde AM Digital, levando atendimentos à distância com o uso de aparelhos como celulares.

No interior, os pontos de telessaúde estão em fase de implantação. Até o momento, cinco municípios já contam com telessalas em funcionamento: Manacapuru, Barcelos, Tefé, Manicoré e Humaitá.

A primeira fase da expansão também prevê a implantação em Itacoatiara e Tabatinga. Ao todo, serão 78 salas de telessaúde no estado – 17 na capital e 61 no interior. Na segunda etapa, o programa chegará a mais 27 municípios e, na terceira, aos 27 restantes.

Telessaúde

Por meio do Saúde AM Digital, o cidadão tem acesso à teleconsulta em 12 especialidades médicas agendadas pelo Sisreg: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.

Ao receber a mensagem da assistente virtual do programa, a pessoa com solicitação registrada no Sisreg poderá optar pela modalidade de teleconsulta. Nesse caso, o tempo de espera costuma ser menor em comparação ao da consulta presencial, e o atendimento pode ser realizado em casa ou em uma das salas de telessaúde. O acesso é feito pelo aplicativo Saúde AM Digital, com as instruções encaminhadas pelo suporte do programa.

Foto: Diego Peres e Alex Pazuello

*Com informações da Agência Amazonas 

 

Compartilhe

EXECUTIVO

Gestão de Álvaro Damião em BH avança na inclusão de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho

Montes Claros se destaca no Congresso Mineiro de Municípios com iniciativas ambientais inovadoras

Goiás lidera ranking nacional de serviços públicos digitais

LEGISLATIVO

Amapá avança na segurança de motoristas de aplicativo com nova lei voltada à proteção das mulheres

Marcelo Santos abre Escola de Formação Política com aula inaugural para jovens de 11 municípios do ES

Deputado Eduardo Botelho apresenta propostas para inclusão e autonomia econômica de mães atípicas em MT

UNIÃO MULHER

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Trindade recebe primeira unidade da Casa Coração, projeto de Sylvie Alves para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Silvye Alves propõe facilitar porte de spray de pimenta e armas de choque para mulheres

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura viabiliza recursos de mais de R$ 50 milhões para impulsionar o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress