A Prefeitura de Vitória da Conquista, sob a liderança de Sheila Lemos (União), reafirma seu compromisso com a proteção da infância ao lançar, nesta quinta-feira (15), a Campanha Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A ação integra as mobilizações do Maio Laranja, mês dedicado à conscientização, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Com o tema “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha envolve ações intersetoriais com a participação das áreas de assistência social, saúde, educação, sistema de justiça, segurança pública e sociedade civil. As iniciativas visam à prevenção, escuta qualificada e acolhimento das vítimas, com atuação prioritária nos territórios com maior incidência de violações de direitos.
Durante a cerimônia de abertura, a prefeita Sheila Lemos destacou o reconhecimento de Vitória da Conquista como referência nacional na defesa dos direitos da infância.
“Todos esses órgãos estão reunidos aqui por vocês. É por vocês que nós trabalhamos todos os dias. Nosso objetivo é garantir que cada menino e cada menina tenha o direito a uma infância saudável, protegida e livre de violência”, afirmou, dirigindo-se aos adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A campanha está alinhada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, em memória da menina Araceli Crespo, de oito anos, vítima de violência sexual e assassinada em 1973. A data representa um marco na luta pela garantia dos direitos e da dignidade de crianças e adolescentes em todo o país.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, também reforçou o papel da rede de proteção do município.
“Vitória da Conquista é hoje uma referência nacional por possuir uma rede de proteção integrada, comprometida e preparada. Enfrentar a violência sexual é uma responsabilidade coletiva, e nossa cidade está à frente com ações concretas e resultados consistentes”, pontuou.
Desde 2019, o município tem se destacado por adotar medidas estruturantes de enfrentamento à violência sexual. Com o apoio do UNICEF e da Childhood Brasil, iniciou a implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017), culminando na inauguração, em 2021, do Complexo de Escuta Protegida, o primeiro do Brasil a seguir todos os parâmetros da legislação. A iniciativa projetou Vitória da Conquista como referência nacional e internacional, reconhecimento evidenciado, inclusive, pela visita do casal real da Suécia em 2022.
*Com informações: Prefeitura de Vitória da Conquista.
*Foto: Prefeitura de Vitória da Conquista.