Alfredo Gaspar propõe projeto para combater crimes virtuais contra crianças com uso de IA

O Brasil convive com uma realidade alarmante em relação ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 2024, segundo o Disque 100, a cada hora, uma média de 33 denúncias de violações contra crianças e adolescentes são registradas, contabilizando mais de 11 mil denúncias de violência sexual infantil. Atento a esse cenário e aos novos desafios que a tecnologia impõe à proteção de crianças e adolescentes, os deputados federais Alfredo Gaspar (União Brasil-AL) e Alberto Fraga (PL-DF) apresentaram o Projeto de Lei 1239/2025.

O texto propõe a atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para criminalizar, de forma explícita, a produção, posse e compartilhamento de imagens de cunho sexual envolvendo crianças e adolescentes geradas por inteligência artificial.

“No Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, precisamos lembrar que a infância precisa ser protegida todos os dias, inclusive no mundo digital. Nenhuma tecnologia pode servir de escudo para criminosos. A infância é sagrada”, afirma o deputado Alfredo Gaspar.

O projeto, protocolado na Câmara, busca preencher lacunas na legislação atual, que já prevê punição para imagens “simuladas”, mas ainda não contempla de forma clara os conteúdos gerados por IA e deepfakes. Segundo os parlamentares, a lei atual já criminaliza imagens “simuladas”, mas o avanço da tecnologia exige uma revisão legal para evitar interpretações que possam enfraquecer o combate à exploração infantil.

“O desenvolvimento da inteligência artificial trouxe desafios inéditos para a proteção da infância. Precisamos garantir que criminosos não escapem da lei alegando que as imagens não retratam crianças reais. E entender que esse tipo de conteúdo pode, ainda, incentivar que esse anseio do mundo virtual faça vítimas no mundo real. Toda e qualquer forma de exploração infantil deve ser combatida com rigor”, destaca Alfredo Gaspar.

O PL 1239/2025 aguarda análise na Câmara dos Deputados e representa um passo importante no fortalecimento da legislação de combate à exploração sexual infantil no ambiente virtual.

Texto e foto: Assessoria Deputado Alfredo Gaspar

Compartilhe

EXECUTIVO

Totens de monitoramento reforçam a segurança e reduzem crimes em Rondônia

Apucarana (PR) inaugura Parque PCD e reforça inclusão social de pessoas com deficiência

Castanhal (PA) fortalece apicultura com entrega de 355 caixas de mel

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress