A gestão do prefeito Wagner Rodrigues (União) tem fortalecido a política de inclusão e reabilitação em Tocantins. A única Oficina Ortopédica pública do estado, mantida pela Prefeitura de Araguaína com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), já realizou, de forma gratuita, mais de 3.500 atendimentos em quatro anos de funcionamento. A unidade oferece a fabricação de artigos ortopédicos, como próteses, órteses, palmilhas, entre outras adaptações, com o objetivo de devolver a autonomia para pessoas com deficiência ou que perderam algum membro do corpo.
A unidade funciona junto ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Araguaína, ambos administrados pelo Hospital de Amor, que realiza uma média diária de 100 atendimentos especializados em reabilitação, nas modalidades física, intelectual, auditiva e visual, com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, musicoterapeutas, educadores físicos e equipe médica.
“A criação do CER foi um grande marco para o serviço público de saúde oferecido pela Prefeitura de Araguaína. Nós nos tornamos referência em atendimentos de reabilitação, seja para uma vítima de acidente de trânsito, uma pessoa que tem problemas motores ou mesmo um deficiente visual ou intelectual. Aqui a população tem a oportunidade de ser reinserida na comunidade, conquistar independência e melhorar a qualidade de vida”, destacou o prefeito.
Atualmente, a Oficina Ortopédica tem capacidade para ofertar até 20 atendimentos para produção de próteses por mês. A estrutura conta com salas de treinamento, salas de molde e próteses, além de tapeçaria e costura, utilizando equipamentos de ponta. O objetivo é oferecer uma prótese personalizada e alinhada às necessidades de cada pessoa.
A secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia, destaca que tanto o CER quanto a Oficina Ortopédica estão preparados para atender pacientes de Araguaína e de municípios da macrorregião norte do Tocantins, por meio de encaminhamento especializado.
“É importante reforçar que a oficina tem uma boa capacidade de produção, por isso é possível absorver a demanda sem dificuldades. Quem precisar de próteses ou qualquer outro artigo ortopédico para voltar a ter mais qualidade de vida, pode buscar o atendimento no CER”, informa Ana Paula.
Foto: Marcos Filho Sandes
*Com informações da Secom Araguaína