Deputado Nicoletti promove debate para discutir a PEC da Segurança Pública

O deputado federal Nicoletti (União-RR) promoveu na última terça-feira (27), na Câmara dos Deputados, um seminário nacional para discutir a Proposta de Emenda à Constituição nº 18/2025, PEC da Segurança Pública. O evento, que reuniu representantes de entidades ligadas às forças de segurança de todo o Brasil, teve como objetivo promover um debate amplo e qualificado sobre a proposta, que trata de mudanças estruturais nas instituições de segurança pública, incluindo garantias legais, valorização profissional e modernização das estruturas. Estiveram presentes membros da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Penais, Civis e Militares, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito, além de parlamentares, especialistas e representantes da sociedade civil.

Durante o seminário, Nicoletti destacou a importância de ouvir diretamente os profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública para garantir que o texto da PEC reflita as reais necessidades das corporações.

“O intuito principal deste seminário é ouvir todas as associações e federações representativas das categorias. Temos aqui PRF, PF, PMs, bombeiros, Polícia Civil, Penal, Guardas Municipais, Agentes de Trânsito… Cada uma tem suas demandas próprias. O texto atual da PEC é muito ruim e não contempla as reais demandas das forças de segurança, que não foram ouvidas em nenhum momento durante a sua elaboração. Por isso, é essencial sensibilizar os parlamentares e construir uma proposta que respeite as particularidades de cada força de segurança”, afirmou o deputado.

Nicoletti também chamou atenção para pontos críticos da proposta, como a possibilidade de integrantes de organizações não governamentais participarem de Corregedorias e Ouvidorias das corporações. “Isso é extremamente prejudicial. Colocar alguém de fora, que não conhece a rotina policial, compromete a eficiência desses órgãos. Além disso, há uma excessiva centralização do governo federal em pautas que deveriam ser compartilhadas com os estados e os profissionais da área”, completou.

A PEC 18/2025 ainda está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) e deverá seguir para uma comissão especial antes de ser votada em plenário. O seminário foi considerado um passo importante para reunir sugestões, esclarecer dúvidas e avançar na construção de um texto mais justo, eficaz e representativo para a segurança pública no Brasil.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Texto: Assessoria de imprensa Deputado Federal Nicoletti

Compartilhe

EXECUTIVO

Em dois anos, Rondônia avança cinco colocações em índice de oferta de serviços digitais

Empregabilidade 50+ oferece vagas e orientação para recomeços em Apucarana (PR)

Projeto Eco Escolas incentiva reciclagem e premia unidades da rede municipal em Goiânia

LEGISLATIVO

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, propõe protocolo integrado para ampliar atendimento a ribeirinhos afetados por cheias e vazantes

Projeto de lei propõe gratuidade no estacionamento para consumidores em Rio Branco

Lei do deputado Thiago Abrahim garante assentos especiais para pessoas com obesidade mórbida no Amazonas

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress