Sob a liderança do prefeito Gustavo Martinelli (União), Jundiaí reafirma, em 2025, sua posição de protagonismo no cenário industrial paulista e nacional. Com 555 indústrias ativas, responsáveis por 27,87% dos empregos formais do município, a cidade demonstra força, resiliência e dinamismo no setor produtivo. Ao todo, a indústria gera 51.867 empregos formais, segundo dados atualizados do Departamento de Licenciamento de Atividades, do Balcão do Empreendedor da Prefeitura e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
“Nossa gestão atua para criar um ecossistema favorável aos negócios. A indústria tem papel essencial na geração de empregos e riqueza para Jundiaí. Vamos continuar trabalhando para atrair novos investimentos, garantindo infraestrutura, segurança jurídica e qualificação da mão de obra”, afirma o prefeito, ao destacar o papel da indústria como motor do desenvolvimento da cidade.
O cenário positivo é reflexo direto de uma gestão comprometida com o desenvolvimento econômico. A cidade tem adotado políticas públicas que fortalecem o setor produtivo e estimulam a chegada de novas empresas.
Ao todo, a Terra da Uva contabiliza 61.383 empresas em atividade e 186.098 empregos formais distribuídos entre os setores de serviços, indústria, comércio, construção civil e agropecuária. Somente entre 1º de janeiro e 15 de maio de 2025, o município registrou a abertura de 898 novas empresas, evidenciando o ambiente favorável ao empreendedorismo, uma das prioridades da atual administração.
A infraestrutura estratégica, somada ao ambiente institucional estável, atrai investimentos e consolida o município como destino ideal para a instalação e expansão de empresas nacionais e multinacionais.
“A indústria depende da logística e a logística da indústria. Este é o ponto que faz a diferença no desenvolvimento econômico sob a ótica da geração de emprego, renda, arrecadação de impostos e PIB”, destaca o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser.
A cidade está conectada às melhores rodovias do país, como Anhanguera e Bandeirantes, com acesso rápido aos principais aeroportos (Guarulhos, Congonhas e Viracopos) e ao Porto de Santos, via ligação ferroviária. Esse diferencial logístico torna a região altamente atrativa para o setor produtivo.
“Somos referência local, nacional e internacional justamente por essa combinação estratégica entre infraestrutura, localização e ambiente de negócios favorável”, explica o diretor de Fomento à Indústria, Gilson Pichioli. “Isso se reflete no número crescente de empresas e na força do nosso parque industrial.”
Com IDH elevado (0,857), PIB per capita acima da média nacional (R$ 135 mil) e localização estratégica, Jundiaí segue como referência em desenvolvimento econômico sustentável, um município que alia tradição industrial à inovação e competitividade.
Com esses pilares sólidos, construídos sob o comando de Gustavo Martinelli, Jundiaí se mantém como um dos principais motores da economia paulista e brasileira, um território fértil para o crescimento industrial e para o futuro da inovação.
*Foto: Prefeitura de Jundiaí/Ascom
*Com informações da Prefeitura de Jundiaí/Ascom