Equipes de segurança da assembleia do Amapá passam por capacitação

Durante dois dias, a equipe de segurança da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) participou do curso de combate a princípios de incêndio e controle de pânico, promovido pela Escola do Legislativo, com aulas teóricas e práticas.

A iniciativa da presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União), preparou os participantes para saberem como agir, de forma eficaz, em situações de emergência, como estabilizar pacientes até a chegada de serviços médicos especializados e, também, em casos de incêndio.

Cerca de 30 servidores da segurança institucional da Assembleia Legislativa, além de convidados do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público e policiais militares do Gabinete Militar, ocuparam o auditório João Queiroga e receberam orientações sobre prevenção e combate a diferentes tipos de incêndio, além de instruções sobre o manuseio de extintores e hidrantes.

Após as explicações sobre os procedimentos a serem aplicados, na manhã desta terça-feira, os participantes realizaram simulações na Academia de Bombeiros Militar, no 2º GBM, no bairro São Lázaro, onde puderam colocar os ensinamentos em prática.

“Certamente, esses conhecimentos vieram em boa hora. Tenho certeza de que, se essa situação ocorresse na Defensoria Pública, no Ministério Público ou no TCE, teríamos muitas surpresas. Obrigado e parabéns a todos!”, comentou o tenente-coronel da PM Paulo Matias, que atualmente atua na segurança institucional do Tribunal de Contas do Estado.

O tenente-coronel Clebson Castro, ex-chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa, destacou que treinamentos são fundamentais para a eficácia das ações em situações críticas. Segundo ele, o intuito do curso é aumentar a segurança de todos os que frequentam a Casa, como parlamentares, servidores e visitantes. 

“A proposta inicial do curso partiu da sensibilidade da própria presidente da Assembleia Legislativa. Sempre preocupada com o público externo, que é flutuante na Assembleia, bem como com a segurança dos servidores, ela solicitou ao Gabinete Militar que propusesse um curso que orientasse sobre esses deslocamentos em momentos de tensão, como em um sinistro ou mesmo em situações de pânico, como ocorreu recentemente com um servidor que ficou preso no elevador”, explicou.

Para o assistente de segurança institucional da Assembleia Legislativa, Gilmárcio Braga, o curso é extremamente importante, pois traz noções sobre como combater um princípio de incêndio, como agir em situações de pânico e também alerta para a importância de consolidar uma cultura de segurança contra incêndio na instituição.

“A gente percebe que ainda há muito a melhorar, e é necessário dar mais atenção a essa área, até porque ela é essencial para a prevenção de incêndios e, principalmente, para a salvaguarda do patrimônio e da vida das pessoas, que, acima de tudo, é o que mais importa”, destacou o servidor.

*Foto: Dircom/Alap
*Fonte: Ascom / Alap

Compartilhe

EXECUTIVO

Betim tem maior redução de furtos e forte queda em roubos a comércios entre grandes cidades de Minas

Área desmatada em Goiás é a menor da história, aponta levantamento do Inpe

Goiânia realiza mais de 140 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em 2025

LEGISLATIVO

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

Aprovada proposta de Yandra Moura que garante licença menstrual e reforça direitos das trabalhadoras

Yandra Moura é homenageada com o prêmio “Amigo do Médico” e reforça defesa da valorização da categoria

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO