Natal inicia capacitação sobre saúde mental para profissionais da Atenção Básica

No início desta semana, aconteceu o primeiro encontro da capacitação “Saúde Mental na Atenção Primária”. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, em parceria com a gestão de Paulinho Freire (União), a capacitação visa qualificar os profissionais para prestarem o acolhimento e cuidado integral aos usuários em sofrimento psíquico ou com transtornos psiquiátricos que buscam a atenção primária.

Desenvolvido pelo Departamento de Atenção Básica, em parceria com a Coordenação de Saúde Mental do Departamento de atenção especializada (DAE), o encontro reuniu cerca de 140 profissionais de diversas categorias que atuam nos serviços de saúde do município, como médicos, profissionais de enfermagem, odontólogos, nutricionistas e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), por exemplo.

“Este curso contribuirá de forma significativa para o fortalecimento das práticas de cuidado em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS), ampliando o olhar e as estratégias de abordagem nas demandas psicossociais do território”, explicou a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Elizama Batista da Costa, sobre a ação.

Ao todo, cerca de 500 profissionais serão capacitados até o final do ano. “A intenção é capacitar os profissionais que atuam nos serviços para que todos tenham uma visão ampliada de cuidado, e entendam que esse acolhimento não é restrito somente aos serviços de saúde mental, e sim um papel de todos nós que prestamos assistência em saúde. Assim, esses profissionais podem atuar na identificação do sofrimento psíquico e ofertar o acolhimento e direcionamentos necessários”, comentou a médica psiquiatra da SMS, Dulciana Costa, responsável pela palestra. Dulciana enfatizou que essa ação reforça o compromisso da gestão com o cuidado em saúde mental da população do município.

A capacitação “Saúde Mental na Atenção Primária” contará com seis encontros, que irão abordar os seguintes temas: Política Brasileira de Saúde Mental; Apresentação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); Anamnese Psiquiátrica; Transtornos Ansiosos; Transtornos de Humor (depressão e bipolaridade); Transtornos Psicóticos; Transtornos de Personalidade; Transtornos por Uso de Substâncias Psicoativas; Risco e Crise Suicida; Principais Transtornos Psiquiátricos da Infância e Adolescência, Saúde Mental da Pessoa Idosa e Fluxogramas da RAPS em Natal/RN.

*Foto: SMS (Divulgação)
*Fonte: SMS / Prefeitura de Natal

Compartilhe

EXECUTIVO

Ieda Chaves leva recursos para transformar saúde e educação de Corumbiara (RO)

Teresópolis conquista prêmio de Transformação Digital na Rio Innovation Week

Governador Wilson Lima entrega mais de 250 viaturas com leitura automática de placas

LEGISLATIVO

Deputada Joana Darc propõe projeto para distribuir sensor medidor contínuo de glicose às crianças com diabetes no Amazonas

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, propõe protocolo integrado para ampliar atendimento a ribeirinhos afetados por cheias e vazantes

Projeto de lei propõe gratuidade no estacionamento para consumidores em Rio Branco

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress