Programa Educacional de Prevenção de Conflitos atende 130 unidades educacionais municipais de Goiânia

Iniciativa tem como foco fortalecer vínculos e prevenir a violência no contexto escolar e nas relações humanas de toda a comunidade educacional

A gestão do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), desenvolve periodicamente o Programa Educacional de Prevenção de Conflitos para prevenir, conscientizar e mediar todo tipo de conflito escolar. Desde o início do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Centro Municipal de Mediação Educacional (Cemed), atendeu cerca de 6,2 mil alunos nas instituições educacionais. 

Dez profissionais da SME promovem práticas de justiça restaurativa, desenvolvendo uma cultura de paz e diálogo entre os estudantes das unidades de ensino da Rede Municipal de Educação.

Essas práticas são realizadas em escolas e em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para mediar algum conflito. Assim, eles promovem assembleias escolares, implantação de núcleos de mediação no contexto escolar e diálogos sobre comunicação não violenta. O trabalho é realizado com toda a comunidade educacional, incluindo servidores e familiares, e o número chega a mais de nove mil pessoas atendidas nesses últimos seis meses.

“Vivemos em uma sociedade permeada por conflitos. E esses números expressivos de intervenções, bem como as parcerias estabelecidas com o setor judiciário, provam que a administração da rede municipal está atenta aos problemas relacionados a todo tipo de conflito relatado em nossas unidades escolares. Esse trabalho, proposto no âmbito da prevenção e resolução, é realizado desde 2017, por meio do Programa Educacional de Prevenção de Conflitos”, comenta a professora da SME e coordenadora do Programa, Clédia Maria Pereira.

Centro de Mediação Educacional

Os educadores que atuam no Cemed receberam formação específica do “Programa Pilares: edificando a cultura de paz na escola”, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça, por meio da parceria com a Educação Municipal. Desde 2024, o Programa Educacional de Mediação de Conflitos da SME se tornou uma Política de Prevenção e Resolução de Conflitos na Rede Municipal de Educação de Goiânia, por meio da Lei n°11.200 de 2024.

As unidades educacionais podem solicitar o atendimento para prevenção e resolução de conflitos pelo e-mail mediarsme@gmail.com. Após o contato inicial, a equipe avalia quais as metodologias necessárias que serão realizadas junto às instituições.

Foto: Divulgação/SME

Fonte: SME/Prefeitura de Goiânia

Compartilhe

EXECUTIVO

MT tem a terceira menor taxa de desemprego do país e está abaixo da média nacional

Ieda Chaves leva recursos para transformar saúde e educação de Corumbiara (RO)

Teresópolis conquista prêmio de Transformação Digital na Rio Innovation Week

LEGISLATIVO

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

Deputada Joana Darc propõe projeto para distribuir sensor medidor contínuo de glicose às crianças com diabetes no Amazonas

Presidente da Aleam, Roberto Cidade, propõe protocolo integrado para ampliar atendimento a ribeirinhos afetados por cheias e vazantes

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress