A prefeita de Ponta Grossa (PR), Elizabeth Schmidt (União), se reuniu na última semana com representantes do Ministério da Infraestrutura, Trânsito e Transportes, para tratar de ações conjuntas que destravem projetos estratégicos para a mobilidade, urbanização e ampliação da infraestrutura do município.
“Ponta Grossa tem um histórico de desenvolvimento atrelado às ferrovias, mas agora é hora de virar a chave e pensar em soluções modernas que atendam às demandas da nossa população. Estamos trabalhando com responsabilidade para garantir que as futuras gerações vivam em uma cidade mais conectada, segura e com infraestrutura adequada ao nosso crescimento”, explica a prefeita Elizabeth Schmidt.
O primeiro tema discutido na reunião foi a construção de um viaduto sob a linha férrea da Avenida Monteiro Lobato, no Jardim Carvalho. A proposta visa melhorar o fluxo de veículos em uma das principais vias da cidade, desafogando o trânsito e garantindo mais segurança para pedestres e motoristas. A obra, de grande porte, seria executada pela concessionária Rumo, responsável pela ferrovia na região.
Pista do aeroporto
O município também busca junto ao Governo Federal a cessão de uma área estratégica que permitirá a modernização e ampliação da pista do Aeroporto Sant’Ana. A atual limitação da pista impede a operação de aeronaves maiores, restringindo a ampliação de voos comerciais de médio e grande porte. Com a incorporação da área, será possível expandir a estrutura aeroportuária, promovendo maior conectividade e desenvolvimento econômico.
Para que essa alternativa seja analisada de maneira técnica e integrada, a Prefeitura de Ponta Grossa solicitou um aval formal ao Governo Federal para que o projeto de ampliação da pista, incluído no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), seja analisado de forma integrada pelas equipes municipais e federais.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Ascom/Prefeitura de Ponta Grossa