A Prefeitura de Lauro de Freitas, sob gestão de Débora Regis (União), está unindo esforços para resolver o problema do descarte irregular de lixo nas proximidades do Aeroporto Internacional de Salvador, Luís Eduardo Magalhães. Nesta semana, secretários municipais reuniram-se com representantes do aeroporto para alinhar estratégias.
A ação, que também visa garantir a segurança aérea do maior aeroporto do estado, tem como foco a região da Rua Amarílio Thiago dos Santos, em Ipitanga, área próxima à cabeceira da pista, onde o acúmulo de resíduos representa riscos ambientais e operacionais.
Outro avanço discutido, com o intuito de beneficiar a população de Lauro de Freitas, foi a possibilidade de reaproveitar o material fresado asfáltico, descartado pelo aeroporto, para ações de tapa-buraco em vias públicas. “Queremos reciclar esse material que seria descartado, promovendo sustentabilidade e melhorando a nossa infraestrutura”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim, em visita à pista.
A prefeitura já iniciou a retirada de entulho e a urbanização da área de Ipitanga, com o objetivo de transformar o local em um espaço organizado e seguro. A ação não só resolve um problema ambiental, mas também melhora a qualidade de vida dos moradores, eliminando mau cheiro, contaminação do solo e riscos à segurança. “Essa ação é fundamental para a segurança aérea e para o meio ambiente. Estamos trabalhando em conjunto para eliminar um problema de descarte irregular que existe há anos na cidade”, explicou Havany Fontana, analista do setor de Segurança Operacional.
*Foto: Gabriel Soares
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Lauro de Freitas