A Prefeitura de Jundiaí (SP), sob a gestão do prefeito Gustavo Martinelli (União), está mobilizada na campanha Julho Amarelo, voltada à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. A ação de incentivo à testagem e vacinação é conduzida pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA), em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família.
A gerente do CTA, Grace do Prado Dan, explica que a hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, ou por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Entre os sintomas estão: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, os subtipos B e C são mais prevalentes, sendo transmitidos, principalmente, por relações sexuais sem preservativos e exposição a sangue contaminado.
“As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Os subtipos B e C são infecções de evolução crônica, podendo demorar anos para manifestar sintomas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado. Por isso, anualmente, a campanha alerta sobre os riscos da doença, as formas de transmissão e a importância da prevenção, além de incentivar a vacinação e a realização dos testes rápidos ofertados pelo SUS e recomendados para todas as pessoas, principalmente aquelas com mais de 45 anos”, enfatiza.
Durante todo o ano, são oferecidos no município testes rápidos para as doenças. Somente em 2024, Jundiaí já registrou 23 casos de hepatite B, 47 de hepatite C e 5 de coinfecção pelos dois tipos.
A vacinação também está disponível na rede pública. Todos os serviços de Atenção Básica aplicam as doses contra hepatites A e B de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das salas de vacinação de cada unidade.
*Foto: Arquivo PMJ
*Fonte: Assessoria de Imprensa