As apreensões de drogas em Mato Grosso cresceram 646% em 10 anos. O volume de entorpecentes apreendidos pelas forças de segurança saltou de 2,6 toneladas (2015) para 19,6 toneladas (2025), resultado direto dos investimentos e da atuação firme do governo estadual. Os dados são da Superintendência do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que analisou a série histórica semestral de registros criminais dos últimos dez anos.
Em 2020, foram apreendidas 4,1 toneladas no primeiro semestre. Nos anos seguintes, os números seguiram aumentando gradativamente: 10,3 toneladas (2021), 12,5 toneladas (2022), 14,6 toneladas (2023) e 17,3 toneladas (2024).
Desde novembro do ano passado, o estado, sob liderança de Mauro Mendes (União), iniciou a operação Tolerância Zero contra as facções criminosas, em um pacote de medidas integradas que intensificou as ações das forças de segurança para combater todos os tipos de crimes e para proteção e defesa do cidadão mato-grossense.
Para o secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, o aumento expressivo nas apreensões é reflexo dos investimentos feitos por Mato Grosso em ações repressivas, tecnologia, armamento, efetivo, além do fortalecimento das ações nos mais de 900 quilômetros de fronteira (seca e molhada), de MT com a Bolívia.
“Foram investimentos vultosos na Segurança Pública em todas as frentes, desde a qualificação dos servidores até a melhoria das viaturas que estão nas ruas, além, é claro, do programa Tolerância Zero. Tudo isso tem gerado resultados, e os números comprovam. Mato Grosso tem retirado grande quantidade de entorpecentes das ruas, e não podemos esquecer que essa é a principal fonte de financiamento das facções criminosas. Quando as forças de segurança realizam essas apreensões, estão descapitalizando e enfraquecendo esses grupos”, afirmou.
*Foto: Gefron – Sesp
*Fonte: Ascom/Sesp