Com o objetivo de promover inclusão social e igualdade de direitos, o programa oferece condições especiais para quem enfrenta barreiras físicas
O programa “CNH Sem Barreiras” é uma iniciativa que promove a inclusão social e a igualdade de direitos para pessoas com deficiência física em Rondônia. Lançado pela gestão do governador Marcos Rocha (União), por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) no início de abril, o programa já tem sido buscado por pessoas em diferentes municípios do estado.
A iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao assegurar o fornecimento de veículos adaptados para as Autoescolas, redução no valor do exame de aptidão física e mental, além da utilização do ledor digital — recurso tecnológico que lê textos, beneficiando pessoas com deficiência visual, dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Para o governador Marcos Rocha, facilitar o acesso à habilitação é garantir direitos e oportunidades a todos. “A CNH representa mais oportunidades de emprego e inclusão. O governo do estado tem trabalhado para oportunizar a todos os rondonienses mais autonomia, avançando em inclusão, respeito e cidadania”, ressaltou.
O sonho de dirigir se tornou realidade para Daiane Castro. Pessoa com Deficiência, ela realizou a prova no município de Seringueiras e foi aprovada sem perder nenhum ponto durante o exame prático de direção veicular.
“Achei o programa muito bom porque está agregando não somente a mim, mas também, para outras pessoas do estado. Para mim, é a realização de um sonho, porque eu tinha muita vontade de obter a CNH e era difícil por conta do carro. Mas, graças ao programa, consegui realizar esse sonho e agora estou habilitada”, comemorou.
Quem pode participar
Para utilizar o programa “CNH Sem Barreiras”, é necessário cumprir os requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passar por exames médicos e de direção e, ser aprovado por uma junta médica. O candidato deve se dirigir a um Centro de Formação de Condutores (CFCs) para iniciar o processo.
*Foto: Reprodução
*Fonte: Secom/Governo de Rondônia