Mossoró (RN) inicia 2º ciclo do programa “Saúde no Campo” com atendimentos a produtores rurais

Produtores rurais de Mossoró (RN) começaram a receber, nesta semana, o segundo ciclo de atendimentos do programa “Saúde no Campo”, que promove a prevenção de doenças e o acompanhamento regular da saúde no meio rural. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a gestão do prefeito Allyson Bezerra (União), por meio das secretarias de Agricultura e Saúde, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Mossoró é uma das cinco cidades do Rio Grande do Norte contempladas com o programa, que é  focado na prevenção de doenças, promoção do bem-estar e diagnóstico precoce. A cidade conta com equipes de técnicos de saúde rural para desempenhar o trabalho junto aos agricultores. Cada técnico assiste aproximadamente 30 produtores, que já são vinculados à assistência técnica do Senar/ATeG. Os beneficiados pelo programa serão acompanhados por dois anos. 

“Nosso primeiro ciclo de atendimentos foi no mês passado, que foi a visita de cadastro onde conhecemos a propriedade e a realidade de vida desses produtores. Nesta segunda visita estamos fazendo a ficha da saúde, onde entramos de fato para conhecer um pouco mais da saúde do produtor”, explicou Gabrielle Miranda, técnica de saúde rural.

Ela destaca ainda que os produtores assistidos pelo programa nesta fase recebem um kit de primeiros socorros e de higiene bucal e que nas próximas visitas o acompanhamento às famílias será intensificado. “Também entregamos a essas famílias assistidas kit de primeiros socorros e de higiene bucal. Nas próximas visitas iremos intensificar o acompanhamento relacionando tudo o que a gente descobriu sobre a saúde deles”, acrescentou.

A agricultora Eliene Vicente de Lima Almeida recebeu a equipe do “Saúde no Campo” e ressaltou a importância do acompanhamento da saúde do agricultor. “Para mim é um trabalho muito importante porque a gente fica sabendo de algum problema de saúde que a gente possa vir ter. E a equipe vindo até nossa residência é importante também porque evita o nosso deslocamento até a cidade”, contou a agricultora que aferiu a pressão e fez teste de glicemia durante a visita da equipe.

Quem também foi atendido nesta segunda visita foi o agricultor Edilson Rodrigues. Ele é esposo de Eliene Vicente e no momento do atendimento estava em seu lote trabalhando na produção de macaxeira. “É muito bom esse programa. A gente se sente mais seguro com a saúde tendo esse acompanhamento. Diminuímos a ida à cidade e isso é muito bom a equipe do programa estar presente na zona rural e realizando esse trabalho”.

*Foto e texto: SECOM/PMM

Compartilhe

EXECUTIVO

Jundiaí (SP) alcança 150 bairros com serviços de manutenção e zeladoria

Com foco em tecnologia, inovação e eficiência, Prefeitura de Betim lança oficialmente a Fundação Beta

Com novas salas de imunização abertas, Goiânia aplica 3,7 mil doses de vacinas no primeiro sábado de funcionamento

LEGISLATIVO

União Brasil tem dez parlamentares entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional

Avança no Senado política para prevenir e tratar endometriose no SUS

Deputada Kátia Oliveira propõe criação de centros especializados para crianças com deficiência na Bahia

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress