O turismo brasileiro atravessa um momento histórico com o crescimento expressivo tanto no fluxo doméstico quanto na chegada de visitantes internacionais. Os dados refletem o impacto das políticas públicas implementadas pelo Ministério do Turismo, sob comando do ministro Celso Sabino (União).
De acordo com o Anuário Braztoa 2024, o turismo nacional liderou a movimentação do setor, com 60% dos embarques realizados por empresas do ramo destinados a destinos dentro do país, totalizando 5,88 milhões de passageiros e gerando um faturamento de R$ 5,46 bilhões.
“O turismo doméstico é essencial para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esses resultados mostram que o brasileiro está redescobrindo o próprio país e valorizando experiências únicas que só o Brasil oferece”, destacou o ministro Celso Sabino. “Seguiremos investindo em ações que ampliem a conectividade, promovam nossos destinos e fortaleçam a infraestrutura turística nacional”, completou.
A malha aérea expandida, o fortalecimento da infraestrutura e os programas de incentivo como o “Conheça o Brasil”, um movimento nacional lançado em 2023 e que tem como objetivo incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país, têm sido fundamentais para esse crescimento.
Entre os produtos turísticos mais vendidos em 2024, destaque para experiências na natureza e parques temáticos, sendo que o Beto Carrero World (SC) e o Beach Park (CE) se mantiveram no topo da lista. Os cruzeiros ocuparam o 3º lugar, seguidos das Cataratas do Iguaçu (PR), dos passeios de jangada – tradicionais nas regiões litorâneas –, de tours por praias (6º), do Jalapão (7º), de resorts (8º) e de city tours (9º).
Enquanto o turismo doméstico se consolida, o Brasil tem o melhor primeiro semestre na entrada de turistas estrangeiros. Entre janeiro e junho de 2025, o país recebeu 5,33 milhões de visitantes internacionais, aumento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Polícia Federal. O resultado representa 77,3% da projeção para todo o ano no Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Com esse ritmo, o país poderá superar ainda em 2025 a meta de 8,1 milhões de turistas inicialmente projetada para 2027.
Os dados evidenciam a força da integração regional no cenário do turismo brasileiro, desempenho que reforça a estratégia do “Plano Brasis” – Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, iniciativa da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo, que tem como objetivo consolidar destinos brasileiros nesses mercados-chave e reposicionar a imagem do Brasil no exterior. A ação, que mira resultados até 2028, busca valorizar a diversidade cultural, natural e regional do país, promovendo uma imagem plural e sustentável do turismo nacional.
“Estamos vivendo o melhor momento do turismo brasileiro. Esses recordes são fruto de investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea, capacitação de profissionais e ações estratégicas de promoção internacional. O Brasil tem atrativos únicos: natureza exuberante, cultura diversa e uma gastronomia rica”, avaliou Celso Sabino.
*Foto: Marco Ankosqui
*Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo