Sob a liderança de Caiado, Goiás conquista 2º lugar nacional em alfabetização infantil

A educação pública de Goiás alcançou um feito histórico: o estado conquistou o 2º lugar no ranking nacional de alfabetização infantil, conforme dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Brasil Alfabetizado.

O resultado do Índice Criança Alfabetizada, referente ao ano de 2024, marca a superação da meta estabelecida pelo próprio governo federal, que era de 69% de crianças alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Sob a liderança do governador Ronaldo Caiado (União), Goiás chegou a 72,7% e consolida-se como referência nacional.

“Continuarei a fazer o meu máximo para apoiar a educação fundamental. Nós temos responsabilidade sobre essas crianças porque não existe cidadania plena com analfabetismo. É obrigação do Estado dar as ferramentas para que esses jovens possam atingir todo o seu potencial”, ressalta o governador.

“Vemos o quanto os investimentos do Governo de Goiás têm sido relevantes e acertados e, sobretudo, podemos celebrar que a grande maioria das nossas crianças goianas está sendo alfabetizada plenamente, o que vai assegurar sua aprendizagem nas demais etapas da Educação Básica”, afirma a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli.

O avanço é fruto do trabalho articulado da gestão de Caiado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), com destaque para o programa AlfaMais, criado em 2021. A iniciativa foi implementada em regime de colaboração com os 246 municípios goianos, com apoio técnico e financeiro.

O programa estruturou a política estadual de alfabetização, com foco na aprendizagem na idade certa, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entre 2022 e 2024, o Estado investiu R$ 158 milhões na execução das ações do programa, desenvolvido em parceria com a Associação Bem Comum.

Alfabetização na idade certa

O AlfaMais Goiás dispõe de um conjunto de medidas eficientes, como a formação continuada de professores da Educação Infantil (4 e 5 anos) e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além da distribuição de materiais didáticos complementares, kits escolares e literários, avaliações externas como a do Sistema de Avaliação Educacional do Estado (Saego-Alfa), e, ações de incentivo como o Prêmio Leia e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS Educacional).

Salto robusto

Em 2016, apenas 13,2% dos estudantes goianos estavam no nível de aprendizado considerado ideal. Em 2023, Goiás já havia alcançado o 4º lugar no ranking nacional.

Agora, com os resultados de 2024, além de conquistar o nível 4 na escala de Alfabetização definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o estado subiu ao 2º lugar no Brasil, consolidando uma trajetória de crescimento baseada em planejamento, compromisso com a aprendizagem e valorização dos profissionais da Educação.

*Foto: Secom

*Fonte: Secretaria da Educação/Governo de Goiás

Compartilhe

EXECUTIVO

Belford Roxo (RJ) adota transporte público gratuito para a população

Teresópolis forma mais de 250 estudantes como Guardiões Mirins da Natureza por meio do Programa de Educação Ambiental

Brasil tem alta histórica no turismo doméstico e na entrada de visitantes internacionais

LEGISLATIVO

Lei sancionada em Varginha (MG) reserva vagas de trabalho para mulheres vítimas de violência

União Brasil tem dez parlamentares entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional

Avança no Senado política para prevenir e tratar endometriose no SUS

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress