Belo Horizonte amplia acesso à alfabetização para idosos com oferta de EJA em unidades de acolhimento e hospitais

Para contemplar a formação dos idosos, a Prefeitura de Belo Horizonte oferece a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas acima de 60 anos em Unidades de Acolhimento para Idosos, bem como em espaços fora dos equipamentos públicos. Além de oportunizar o aprendizado da leitura e escrita, a oferta do EJA possibilita a conclusão do ensino fundamental nessa faixa etária.

As aulas são ministradas nas unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A iniciativa da gestão do prefeito Álvaro Damião (União), por meio Secretaria Municipal de Educação, também alcança outros espaços como igrejas, centros de convivência, unidades hospitalares de tratamento para diálise/hemodiálise e o Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI. Especialmente no CRPI, há uma turma formada exclusivamente por alunos com mais de 60 anos, vinculada à Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira.

Na EJA, o direito à educação não tem limite de idade. Porém, para ingressar nesta modalidade de ensino é preciso ter no mínimo 15 anos. Cada aula leva dignidade e cidadania aos estudantes. A modalidade oferece reconhecimento de trajetórias, valoriza os saberes individuais de cada indivíduo e tem o poder de ampliar horizontes. Para muitos, voltar à sala de aula significa realizar um sonho antigo.

Janaína Moreira, diretora da Escola Municipal Luiz Gatti, destaca a importância do trabalho com os idosos. “Como diretora, atendendo as unidades de acolhimento, aprendi muito mais do que ensinei. Aprendi, por exemplo, que educar quem tem 80, 90 anos não é só ensinar letras e números, mas é também dizer com ações que nunca é tarde para aprender. Todos os dias, os relatos dos professores e administradores das casas de repouso nos trazem alegria e dão um novo sentido ao nosso fazer”.

De acordo com o projeto político-pedagógico das escolas municipais, anualmente há atividades, projetos, programas e eventos para as turmas da EJA. Um deles, o Projeto “Ações 50+ na EJA: outubro prateado”, é uma ação promovida pela Smed desde 2023, que conta com oficinas de música, dança, teatro e esportes para valorizar a experiência da população da terceira idade e proporcionar integração, lazer e aprendizado a todos.

Além disso, as programações visam oportunizar troca de experiências, conhecimento de espaços da cidade para a população idosa e apresentação dos serviços municipais oferecidos para esse público.

A iniciativa de proporcionar o ensino a idosos se alinha à estratégia nacional “Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, da qual a Prefeitura de Belo Horizonte faz parte desde 2020. A política pública estimula o envelhecimento ativo e cidadão, além de promover atividades diversas, em conjunto com outras secretarias, para levar protagonismo à população 60+. A EJA nas Unidades de Acolhimento de Idosos mostra que sempre pode ser tempo de recomeçar.

*Foto: Divulgação/PBH

*Fonte: PBH

Compartilhe

EXECUTIVO

Belo Horizonte amplia acesso à alfabetização para idosos com oferta de EJA em unidades de acolhimento e hospitais

Belford Roxo (RJ) adota transporte público gratuito para a população

Teresópolis forma mais de 250 estudantes como Guardiões Mirins da Natureza por meio do Programa de Educação Ambiental

LEGISLATIVO

Avança na Alep projeto que dá validade permanente a laudo médico de Diabetes Tipo 1 no Paraná

Lei sancionada em Varginha (MG) reserva vagas de trabalho para mulheres vítimas de violência

União Brasil tem dez parlamentares entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress