Caiado determina criação de linha de crédito e fundo de garantia para enfrentar impacto do tarifaço dos EUA

Diante do agravamento da guerra tarifária entre Brasil e Estados Unidos, o governador Ronaldo Caiado (União) anunciou, no último sábado (19/07), a criação de uma linha de crédito com taxas abaixo das praticadas no mercado e um grupo de trabalho com representantes do governo estadual e da iniciativa privada.

A medida visa proteger a economia goiana dos impactos provocados pelas novas tarifas impostas sobre produtos brasileiros, com início previsto para 1º de agosto.

“O objetivo é não deixar desempregar nenhum trabalhador ou fechar qualquer empresa que possa ser penalizada com as medidas anunciadas pelos Estados Unidos e também construir alternativas para enfrentar e superar a crise econômica que se anuncia. O momento é de pensar nas pessoas, cuidar das famílias e preservar empregos”, afirmou Caiado.

O pacote estadual inclui uma linha de crédito voltada a empresas goianas com alta exposição nas exportações aos Estados Unidos, especialmente do setor agroindustrial, que está entre os mais atingidos pela sobretaxa de 50% sobre commodities como soja, carne e derivados do aço.

As condições do crédito foram estruturadas a partir de um fundo de fomento baseado no crédito de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) de exportação, sem aporte direto de recursos públicos.

A taxa de financiamento será inferior a 10% ao ano — pelo menos três pontos percentuais abaixo das linhas subsidiadas por programas federais, como Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Plano Safra e fundos constitucionais.

A contrapartida exigida das empresas é a manutenção dos empregos durante o período de acesso ao crédito. Além disso, está prevista a criação de um fundo de garantia voltado a pequenos e médios empresários, com o objetivo de alavancar a oferta de crédito por parte da iniciativa privada.

Guerra Tarifária

A crise teve início com o anúncio de tarifas adicionais dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, em meio a uma deterioração das relações comerciais. A medida deve gerar impacto direto em estados exportadores, como Goiás, e já provoca movimentações em diversos setores produtivos.

Segundo Caiado, as ações visam garantir que empresas goianas “permaneçam firmes no mercado” e que nenhum trabalhador “seja demitido”. Em missão oficial no Japão, o governador afirmou que se posicionará sobre os desdobramentos políticos da crise após seu retorno ao Brasil.

*Foto: Secom

*Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias

Compartilhe

EXECUTIVO

Goiás tem 86% dos municípios sem homicídios em outubro

Prefeitura de Lauro de Freitas intensifica limpeza de canais para prevenir alagamentos

Mato Grosso fortalece rede de assistência social com entrega de 35 veículos a municípios

LEGISLATIVO

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

Aprovada proposta de Yandra Moura que garante licença menstrual e reforça direitos das trabalhadoras

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO