Foi realizada na última quarta-feira (17) a IX Conferência Municipal de Saúde de Dom Macedo Costa. Durante o evento, foram avaliadas a situação da saúde no município e discutidas propostas para a formulação de políticas públicas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o prefeito Tote Fróes (União), a realização da conferência reforça o comprometimento da gestão municipal com a construção de uma saúde pública de qualidade, baseada na escuta da população e no planejamento participativo.
“É aqui que discutimos propostas, avaliamos o que já foi feito e planejamos ações que realmente impactem a vida das pessoas. A saúde é prioridade na nossa gestão”, pontuou.
A conferência contou com a presença de representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde, conselheiros municipais e autoridades locais, promovendo o diálogo entre diferentes setores envolvidos no cuidado com a saúde da população de Dom Macedo Costa.
Pela manhã, houve a apresentação do diagnóstico da saúde local, feita pela secretária de Saúde, Gildélia Souza Santos, além da realização da palestra magna. Já no turno da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir os três eixos temáticos e elaborar propostas que irão subsidiar a construção do Plano Municipal de Saúde.
O encontro teve como objetivo principal construir coletivamente diretrizes que orientem as políticas de saúde nos próximos anos, com base nos princípios de universalidade, integralidade e equidade. “Eventos como este fortalecem nosso compromisso com um serviço público cada vez mais humano, eficiente e acessível”, concluiu o prefeito.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Prefeitura Municipal de Dom Macedo Costa