Transporte Escolar Acessível garante o deslocamento de alunos com deficiência de casa para a escola em Belo Horizonte

A gestão do prefeito Álvaro Damião (União) oferece o serviço de Transporte Escolar Acessível para estudantes da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é possibilitar o deslocamento seguro e adequado de crianças com deficiência ou mobilidade reduzida entre a residência e a escola. Atualmente, 531 alunos com demandas especiais de locomoção são atendidos pelo serviço. Há famílias de estudantes que optam por não utilizar o transporte.

Prestado pela MG Cooperativa, o serviço de Transporte Escolar Acessível conta com frota composta por 16 veículos adaptados, que passam por vistorias semestrais em empresa credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Cada ônibus opera com um motorista e um monitor capacitado para atender Pessoas com Deficiência (PCDs).

O acesso ao transporte adaptado segue os critérios estabelecidos pela Portaria Smed nº 020/2024. A avaliação da necessidade é realizada pela equipe escolar em conjunto com as gerências regionais. O processo de atendimento se inicia com o preenchimento de um formulário pela escola, acompanhado da documentação comprobatória do estudante. A equipe da Diretoria de Inclusão e Diversidade na Educação (DIDT) avalia se o aluno se enquadra nos requisitos para o transporte acessível.

Em caso de elegibilidade, os dados do estudante são encaminhados à MG Cooperativa, para análise de encaixe em rota existente. A escola é informada sobre o atendimento e recebe os contatos da empresa. Nas situações em que não é possível fazer o encaixe na rota, a equipe DIDT autoriza a contratação de táxi acessível com recursos da Caixa Escolar da unidade.

Aline Castro, diretora de Educação Inclusiva da Smed, destaca que o Transporte Escolar Acessível é uma ferramenta essencial para garantir o acesso à educação de forma equitativa. “A distância entre a casa e a escola pode parecer algo simples ou sem grande impacto, mas para estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida pode ser o principal impedimento para frequentar as aulas.Esse serviço representa muito mais do que um deslocamento, é a porta de entrada para a aprendizagem, socialização e construção de uma vida mais autônoma e digna. Nossa expectativa é que esse atendimento seja ampliado, para que cada vez mais estudantes possam exercer plenamente o seu direito de estudar”.

*Foto: Divulgação/PBH

*Fonte: Ascom/PBH

Compartilhe

EXECUTIVO

Gestão Mauro Mendes vai substituir mais de 1,3 mil pontes de madeira até 2026 em Mato Grosso

Sob a liderança de Leonardo Vasconcellos, Teresópolis (RJ) trabalha para ser referência em proteção de dados

Castanhal (PA) é Selo Prata nas boas práticas para eliminação da sífilis congênita

LEGISLATIVO

Deputado Virmondes Cruvinel preside nova comissão da Alego voltada ao fomento ao empreendedorismo e inovação em cidades inteligentes

Ney Leprevost trabalha para aprovar projeto que proíbe assédio de bancos por telefone e mensagens no Paraná

Vereador Diego Afonso propõe implantação de ferramentas de IA nas escolas públicas de Manaus

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress