O projeto é pioneiro e estabelece diretrizes claras para que a IA seja utilizada para personalizar o ensino de acordo com as necessidades dos alunos
A cidade de Manaus pode dar a largada na modernização do ensino público com a implantação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) na rede municipal. O avanço está previsto no Projeto de Lei nº 127/2025, de autoria do vereador Diego Afonso (União-AM), que propõe o uso da IA tanto em processos pedagógicos quanto administrativos nas escolas municipais. A proposta já foi deliberada em sessão plenária na Câmara Municipal e avançou para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
A implementação visa à modernização dos processos educacionais e administrativos nas escolas por meio da capacitação de professores, disponibilizando ferramentas de aprendizado interativo e adaptativo para estudantes, além de automatizar tarefas administrativas, reduzindo a burocracia e o tempo dos gestores escolares.
Diego Afonso ressalta o papel da IA no desenvolvimento do mercado mundial ao impulsionar a inovação, a otimização de processos e o aumento da eficiência em diversos setores, como o aprimoramento do ensino por meio da adaptação de conteúdos de acordo com as necessidades dos alunos, facilitando a identificação de dificuldades e o acompanhamento do desenvolvimento escolar.
“A IA já vem sendo amplamente utilizada no setor educacional em diversas partes do mundo, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Será um grande avanço para a educação em Manaus, pois promove o aprendizado tecnológico, estimulando os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras, assim como resolver desafios no ambiente escolar e na vida pessoal”, explica.
O Projeto de Lei também busca fortalecer a educação digital, conscientizando alunos e professores sobre crimes cibernéticos, fraudes e cyberbullying, além de promover a formação de cidadãos responsáveis no uso da tecnologia, de forma a garantir privacidade e segurança para a sociedade.
*Foto: Divulgação/Assessoria parlamentar
*Fonte: Câmara Municipal de Manaus e Portal 18 Horas