Ensino em Tempo Integral de Campina Grande ganha destaque nacional do Ministério da Educação por experiências inspiradoras

A proposta concorreu com projetos de todo o país e integrará as ações de difusão e valorização das práticas na educação integral

O Programa de Educação Integral implantado na rede municipal de Campina Grande (PB) foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) como experiência inspiradora para as redes de ensino do Brasil. A Secretaria de Educação (Seduc) participou do Edital 2/2025 com a proposta: “Educação que transforma: quando a escola se torna espaço de pertencimento e aprendizagem”. Foram selecionadas experiências inspiradoras de Educação Integral em Tempo Integral desenvolvidas por redes públicas de ensino, com o objetivo de mapear, valorizar e disseminar práticas inovadoras e de impacto social.

O edital foi uma parceria do Mec com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A proposta da Rede Municipal de Campina Grande concorreu com projetos de todo o país e integrará as ações de difusão e valorização das práticas na educação integral. A experiência abrange as Unidades Educacionais contempladas com o ensino em tempo integral e está inserida no Eixo 2: Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas.

Entre os resultados expressivos da iniciativa da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima (União) estão a melhoria nos indicadores de aprendizagem, a redução da evasão escolar e a criação de ambientes mais acolhedores e integradores. Destaca-se, ainda, a valorização da autonomia e do protagonismo estudantil, com práticas pedagógicas que promovem a formação integral e cidadã.

A Educação Integral em Campina Grande teve início em 2008 e, nos últimos anos, passou por significativa ampliação. Atualmente, 20 escolas fazem parte do Programa Escola em Tempo Integral, beneficiando centenas de estudantes com jornada escolar ampliada, atividades interdisciplinares e projetos inovadores como Xadrez, Coral, Educação Ambiental, Educação Financeira e Capoeira.

A publicação oficial do MEC apresenta 739 experiências selecionadas, representando 25 estados e 714 municípios de todo o país — entre eles, Campina Grande. A participação no edital reflete o reconhecimento do trabalho desenvolvido no município na Educação em Tempo Integral, posicionando-o entre os principais do país que contribuem para transformar e oferecer uma educação integral de qualidade e com equidade.

*Foto: Divulgação

*Fonte: Codecom

Compartilhe

EXECUTIVO

Prefeitura de Goiânia registra aumento de 82,4% na vacinação e ultrapassa 1 milhão de doses aplicadas em 2025

Wilson Lima transforma o gás do Amazonas em energia e leva política de transição à COP 30

Ambulatório dermatológico de Apucarana (PR) funciona em novas instalações

LEGISLATIVO

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

Aprovada proposta de Yandra Moura que garante licença menstrual e reforça direitos das trabalhadoras

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO