Projeto de Dr. Bruno Resende institui campanhas nas escolas contra abuso infantil no Espírito Santo

Ideia é realizar, nas instituições públicas de ensino, atividades para divulgar os canais de denúncia e orientar as crianças sobre medidas de autoproteção

Está em análise na Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Espírito Santo proposta para instituir, nas escolas públicas, campanha educativa e preventiva sobre abuso infantil e violência sexual. O Projeto de Lei (PL) 291/2025 prevê, entre outros, a divulgação dos canais para denúncia e o ensino sobre sinais, convenções de alerta e outros meios de pedir ajuda. 

Contra a desinformação, a iniciativa abrange a abordagem de medidas de autoproteção e a conscientização das crianças. Também são citadas como temáticas da campanha o papel da comunidade escolar na prevenção a esse tipo de crime e a divulgação de informações sobre as leis que protegem os menores.

Segundo a proposta do deputado Dr. Bruno Resende (União-ES), os meios a serem utilizados na campanha incluem palestras, workshops e seminários, com a participação de profissionais capacitados e envolvidos no assunto como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, médicos e enfermeiros.  

Também podem ser palestrantes conselheiros tutelares e integrantes de organizações não governamentais que atuem no combate ao abuso e à violência sexual infanto-juvenil e de órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública.  A indicação é para que as atividades, que podem ocorrer durante todo o ano, sejam organizadas, preferencialmente, em datas próximas à Semana Nacional de Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada no mês de maio. 

“A escola, por ser um espaço de formação e acolhimento, desempenha um papel essencial na prevenção dessas violações. A conscientização dos alunos, profissionais da educação, responsáveis e da comunidade escolar é fundamental para a prevenção, identificação de sinais de abuso e garantir a adoção de medidas imediatas de proteção às vítimas”, afirma Dr. Bruno, para quem a campanha pode ajudar a “criar um ambiente de confiança, estimular a denúncia e reduzir o estigma associado ao tema”. 

Na Comissão de Justiça, o projeto aguarda parecer da deputada Raquel Lessa (PP).  O PL 291/2025 também será analisado por outros três colegiados (Educação, de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Finanças) antes de ser votado pelo Plenário.

*Foto: Heloísa Mendonça Ribeiro

*Fonte: Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Compartilhe

EXECUTIVO

Gestão Mauro Mendes vai substituir mais de 1,3 mil pontes de madeira até 2026 em Mato Grosso

Sob a liderança de Leonardo Vasconcellos, Teresópolis (RJ) trabalha para ser referência em proteção de dados

Castanhal (PA) é Selo Prata nas boas práticas para eliminação da sífilis congênita

LEGISLATIVO

Deputado Virmondes Cruvinel preside nova comissão da Alego voltada ao fomento ao empreendedorismo e inovação em cidades inteligentes

Ney Leprevost trabalha para aprovar projeto que proíbe assédio de bancos por telefone e mensagens no Paraná

Vereador Diego Afonso propõe implantação de ferramentas de IA nas escolas públicas de Manaus

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress