O deputado Lelo Maia (União-AL) comemorou o lançamento da Patrulha Menino Bernardo, a primeira força policial especializada na proteção de crianças e adolescentes de Alagoas. Em operação desde o dia 1º de agosto, a iniciativa é resultado dos esforços do mandato do parlamentar com o apoio da Assembleia Legislativa e do governo estadual.
Lelo Maia ressaltou que a criação da patrulha, nomeada em alusão à lei de mesmo nome e ao caso do menino que chocou o país, preenche uma lacuna na proteção infantojuvenil em Alagoas, onde a falta de fiscalização e de cumprimento de medidas protetivas era uma realidade preocupante.
“Alagoas se torna pioneira com essa iniciativa, que visa dar uma resposta concreta à violência contra crianças e adolescentes”, afirmou o deputado.
A Patrulha Menino Bernardo, inspirada na Patrulha Maria da Penha, será operada pelo Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) em um trabalho integrado com o Tribunal de Justiça e outros órgãos da rede de proteção social. As viaturas, com visual diferenciado em laranja, branco, azul e amarelo, serão responsáveis por atender ocorrências de violência, negligência e violações de direitos.
“As viaturas laranjas já estão nas ruas, reforçando a rede de proteção”, afirmou Maia, explicando que a Patrulha atuará especificamente no cumprimento de medidas protetivas não atendidas.
O deputado adiantou que trabalha para integrar a Patrulha ao sistema do Disque-Denúncia. “Queremos que as ocorrências envolvendo crimes contra crianças sejam direcionadas diretamente a essa equipe especializada”, declarou.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Assembleia Legislativa de Alagoas