Emenda à Lei Orgânica é aprovada pela Câmara e garante a continuidade do programa de atividades motoras adaptadas
Em um momento histórico para Jundiaí, a Câmara Municipal aprovou a Emenda à Lei Orgânica que transforma o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) em política pública permanente na cidade. O texto é de autoria do prefeito Gustavo Martinelli (União).
Com a nova legislação, o PEAMA deixa de ser apenas uma iniciativa de governo para se consolidar como política de Estado. Isso significa que sua continuidade está assegurada por lei, independentemente de quem esteja à frente do Executivo municipal.
A medida representa uma importante conquista para todas as famílias atendidas pelo programa, que há décadas promove a inclusão por meio do esporte, com atividades voltadas a pessoas com deficiência. A aprovação reforça o compromisso de Jundiaí com a valorização da diversidade e da acessibilidade.
“É a garantia de que mais de 400 famílias atendidas hoje e tantas outras que virão terão a segurança de que esse trabalho não será interrompido. Essa aprovação não é apenas um formalismo, é uma garantia de políticas públicas para inclusão.”, afirmou, em publicação, o prefeito.
A conquista é reflexo do respeito e do reconhecimento que Jundiaí tem por um dos programas mais simbólicos da cidade. “O meu agradecimento especial aos vereadores pela aprovação, aos educadores, técnicos, voluntários e, claro, aos atletas e suas famílias, vocês são a razão e a força do PEAMA”, completou o prefeito.
Atualmente, o PEAMA oferece gratuitamente 16 modalidades, como atividades náuticas, atletismo, bocha, caminhada, capoeira, ciclismo, corrida de rua, dança, escola da bola, futsal, ginástica rítmica, goalball, karatê, musculação, natação e tênis de campo, contribuindo para a formação de atletas e treinadores com títulos expressivos no cenário mundial e paralímpico. Ao longo dos seus 29 anos, o programa já atendeu mais de 1.500 pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas e pessoas com transtorno mental e do espectro autista de Jundiaí e região.
A cidade paulista segue como referência nacional em inclusão e políticas públicas de qualidade, e o PEAMA reforça essa trajetória com a garantia de continuidade e aperfeiçoamento.
*Foto: Prefeitura de Jundiaí
*Fonte: Tribuna de Jundiaí e Portal Sampi