O governo de Rondônia conquistou novos avanços no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais 2025, divulgado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Sob a coordenação da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o estado conquistou o nível máximo em três categorias e subiu cinco posições no ranking nacional em dois anos, ficando entre os melhores do país em transformação digital no setor público.
O resultado foi anunciado durante a abertura do 52º Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop 2025), maior evento de tecnologia para gestão pública do Brasil, realizado em Brasília na quarta-feira (6).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), os resultados refletem os investimentos do governo em inovação e serviços digitais. “Transformar a gestão pública e facilitar a vida do cidadão é fundamental. Esses resultados mostram que Rondônia vem se destacando em todo o país por oferecer serviços mais ágeis, acessíveis e modernos”, salientou.
Entre as conquistas, estão:
- Serviços Digitais: Acima da Média Nacional
Com 40,50 pontos, Rondônia recebeu avaliação “Muito Boa” na oferta de serviços públicos digitais, superando a média nacional (32,33). - Capacidades para a Oferta Digital: Nível Ótimo
O estado conquistou o nível máximo na capacidade técnica e institucional para oferta de serviços públicos digitais, e está ao lado de apenas 10 estados com melhor desempenho do Brasil.
- Normatização: Nível Ótimo
Rondônia conquistou a 2ª colocação na implantação de normas e diretrizes para modernização dos serviços digitais. E foi o estado que mais apresentou aumento nas pontuações nesse quesito em comparação com o ano passado.
- Inclusão nos serviços públicos: Nível Ótimo
Com o uso da linguagem simples nos portais de serviços, Rondônia aparece com alta pontuação (4,5 em 5) e alcança o nível máximo.
O superintendente da Setic, Delner Freire, destacou que Rondônia tem avançado de forma consistente ano após ano. “Subimos da 17ª colocação em 2023 para a 14ª em 2024, e agora conquistamos o 12º lugar. É uma conquista coletiva, fruto do trabalho de uma equipe comprometida e da integração entre os órgãos estaduais. Seguimos firmes no propósito de construir um estado cada vez mais digital e eficiente.”