A prefeitura de Campina Grande, sob a gestão de Bruno Cunha Lima (União), está promovendo um curso de libras para os servidores. O Programa “Campina Grande Sinaliza” reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão. O objetivo é melhorar o atendimento nos serviços públicos e dar mais dignidade à população surda e com deficiência auditiva.
A iniciativa é coordenada pela Escola Municipal de Serviço Público (Emusp), que já havia promovido duas edições do curso de Libras e, agora, institucionaliza a formação como uma oferta permanente para os servidores.
Nesta edição, as aulas serão com o professor surdo Darkson Saraiva e com a coordenação da professora Fátima Silva, pedagoga, intérprete e integrante da Emusp. A formação é dividida em cinco níveis, cada um com carga horária de 60 horas. Ao concluir todos os níveis, o servidor se tornará fluente em Libras e receberá um certificado com carga total de 300 horas e uma apostila.
Logomarca
O programa ganhou um sinal próprio em Libras: com uma das mãos abertas, palma voltada para o corpo, na altura do peito (semelhante ao sinal de “Libras”), a outra mão forma a letra C e desliza para formar a letra G, representando as iniciais de Campina Grande.
As aulas começaram na última quinta-feira (7) e vão até o dia 13 de novembro de 2025. São duas turmas com até 25 participantes cada. As aulas são realizadas no prédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
*Foto e texto: Prefeitura de Campina Grande