O União Brasil aprovou, nesta terça-feira (19), por aclamação, a formalização da federação União Progressista (UBp) com o partido Progressistas. Para o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, esse foi o resultado de um processo árduo e sofrido. Ele lembrou que muitos “amigos abriram mão de projeto individual por um projeto maior para o Brasil” e que o partido é formado por “pessoas que fazem política 24 horas por dia, o corpo mais qualificado do Congresso Nacional”.
No discurso, Rueda também elogiou os governadores do União Brasil dizendo “que são extremamente disciplinados” e, para o ano que vem, pregou evitar a polarização. Sobre Ronaldo Caiado, pré-candidato à presidência da República, citou que ele “tem que levar conforto à população, as pessoas não aguentam mais os extremos”.
O presidente do União Brasil disse, ainda, que na eleição de 2026 serão lançados, no mínimo, 16 candidatos a governos e mais de 20 senadores. “Tenho certeza de que todos serão exitosos, não medirei esforços para que cada um dos nossos deputados voltem ao exercício de seus mandatos”, acrescentou.
Porta-voz
O vice-presidente do União Brasil e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto, elogiou a postura agregadora e a capacidade de convergência de Antonio Rueda. “Nenhuma decisão será tomada sem que o nosso presidente esteja envolvido como porta-voz de nossas vontades e interesses do pensamento coletivo”, explicou.
Neto também agradeceu o trabalho da equipe do União Brasil e, particularmente, do procurador jurídico do partido, Fabrício Medeiros, que trabalhou no texto do estatuto.
Mesa
Além de Rueda e ACM Neto, compuseram a mesa o ex-senador e atual presidente do diretório estadual do partido no Rio Grande do Norte, José Agripino; Milton Leite, que foi presidente da Câmara Legislativa de São Paulo de 1996 a 2024; os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Wilson Lima (Amazonas), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Coronel Marcos Rocha (Rondônia); os líderes do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (MA), e no Senado Federal, Efraim Filho (PB). Representando as mulheres do partido, a senadora Professora Dorinha (TO) e a deputada Silvye Alves (GO).
Convenção
A 1ª Convenção Nacional Extraordinária do União BrasiI foi realizada no teatro Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com uma plateia formada por senadores, parlamentares, governadores, líderes e dirigentes. Na cerimônia também foram aprovados o programa, o estatuto da UBp e a direção nacional da federação.
Estatuto
A formação da federação partidária com o Progressistas foi deliberada seguindo o Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial da União no dia 04 de agosto de 2025. De acordo com o artigo 25 do estatuto do partido, as “deliberações são tomadas por voto secreto, sendo sempre admitida a aprovação por aclamação quando não houver dissenso em relação aos temas constantes da pauta de votação”.
A partir das duas da tarde será realizada a reunião de instalação da Federação União Progressista, mais precisamente posse da sua Direção Nacional, ratificação do Estatuto e do programa e eleição das Direções Estaduais.
*Foto: Sidney Lins Júnior / Liderança do União Brasil no Senado