A gestão do prefeito Márcio Canella (União), em Belford Roxo, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, intensifica neste Agosto Lilás, Mês de Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher, a divulgação dos canais de denúncia disponíveis no município, que conta com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
“Nossa rede de proteção está ativa, comprometida e em constante fortalecimento. Por isso, reforçamos: se você está vivendo uma situação de violência, denuncie. Ligue 180. Não se cale. Você não está sozinha, e nós estamos aqui para te acolher, orientar e garantir que a lei seja cumprida”, destacou a secretária da Mulher, Tati Ervite. Ela também agradeceu o apoio do prefeito Márcio Canella, da vice-prefeita Mariana Malta e do secretário Especial e Chefe de Gabinete, Marcelo Canella, pelo compromisso com as políticas públicas voltadas às mulheres.
Ações de conscientização
Durante todo o mês, estão sendo realizadas ações de conscientização promovidas pela Secretaria da Mulher, pela Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (FUNBEL) e nas unidades de saúde. As atividades incluem palestras, distribuição de materiais informativos e campanhas nas redes sociais oficiais, reforçando a importância do respeito, da dignidade e do acolhimento às mulheres. O objetivo é garantir que todas as belforroxenses vivam com segurança e liberdade.
Período de conscientização
O Agosto Lilás é uma campanha nacional criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), ocorrida em 7 de agosto. A iniciativa busca sensibilizar e informar a sociedade sobre a violência contra a mulher, divulgar os canais de denúncia e fortalecer a rede de apoio às vítimas.
Promoção de eventos
A campanha também promove eventos e debates, envolvendo agentes públicos e veículos de comunicação para difundir informações sobre os diferentes tipos de violência: física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, reforça a importância dos canais de denúncia, como o Ligue 180, o aplicativo Direitos Humanos Brasil e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, considerados fundamentais para reduzir os índices de violência no país.
*Foto: Divulgação (Notícias de Belford Roxo)
*Fonte: Notícias de Belford Roxo