A participação de Antonio Rueda, presidente do União Brasil, no II Seminário Brasil Hoje, promovido pelo grupo Esfera, na segunda-feira (25), foi noticiada em alguns veículos.
A Agência Estado publicou uma matéria em que o título é uma fala de Rueda: “Questões dos ministérios do União e PP serão resolvidas até setembro, talvez antes”. A reportagem cita que Rueda divide a presidência da União Progressista (UPb) com Ciro Nogueira e que haveria “três ministérios sob o comando do União (Comunicações, Turismo, Integração e Desenvolvimento Regional) e um com o Progressistas (Esporte)” , mas que Rueda afirmou sua posição de independência do governo federal e que “não é ‘oposição por oposição’”.
A revista Carta Capital também focou na questão da saída do governo. No subtítulo escreveu: “Pressão pelo rompimento completo com o governo tem aumentado”. Das falas de Antônio Rueda, o veículo destacou uma sobre a diferença de tratamento do assunto: ”Existe realmente por parte da imprensa um questionamento [sobre cargos no governo Lula], mas internamente este assunto está muito bem pacificado, tanto é que no Congresso é uma posição de independência, o que é bom para o Brasil a gente acompanha, o que não é, a gente defenestra”,
Na reportagem, a revista lembrou, ainda, que a federação “é a maior bancada da Câmara, o maior número de prefeitos e as maiores fatias de recursos públicos para campanhas e despesas partidárias”.