O novo Prêmio do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), incentivo criado pela Prefeitura de Mossoró (RN), através da Secretaria Municipal de Educação, dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, vem promovendo uma verdadeira revolução nas escolas da rede pública municipal. Nessa segunda edição do prêmio, o incentivo financeiro é destinado não somente aos alunos e professores, mas se estendeu aos supervisores, diretores e à própria unidade de ensino.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou visitas a unidades de ensino para detalhar o novo Prêmio IDEB. “Outra novidade desta edição é que haverá uma premiação especial para o 1º lugar do 5º e do 9º ano. Portanto, será uma grande premiação e como este ano teremos a avaliação é o momento de divulgarmos o prêmio como forma de incentivar os alunos a estudarem e serem recompensados por este estudo”, destacou o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas.
O anúncio do Novo Prêmio IDEB vem mudando a rotina nas escolas da rede municipal, em especial nas turmas do 5º e 9º ano. “Eu vou me esforçar mais ainda porque eu quero ganhar esse prêmio máximo”, relatou Alana Rebeca Pereira da Silva, 11 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Professor Antônio da Graça Machado. Rebeca é inspiração para os colegas por tirar notas altas na disciplina de matemática. Ela contou que a menor nota que já tirou até hoje foi 7,5, na disciplina de geografia. Evelyn Vitória Nogueira Lima, 10 anos, colega de turma de Rebeca, disse que também está estudando e se preparando para a prova.
Na Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, localizada no bairro Santo Antônio, a rotina de estudos para a prova do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB) foi intensificada, segundo o diretor Aroldo Dantas Monteiro. “Com essa ampliação do Prêmio IDEB, a escola está ainda mais empenhada, realizando simulados e estimulando os alunos a estudarem para que possamos alcançar um bom desempenho”, revelou Aroldo. As provas do SAEB devem acontecer no próximo mês de outubro.
*Com informações da Prefeitura de Mossoró/Sayonara Amorim
*Foto: Antônio Secom/Prefeitura de Mossoró