Desde maio de 2025, a Prefeitura de Betim, sob gestão de Heron Guimarães (União), reforça a convocação para vacinação contra o HPV de adolescentes entre 15 e 19 anos que não receberam as doses na idade recomendada. A medida, orientada pelo Ministério da Saúde desde abril de 2024, busca ampliar a cobertura e prevenir doenças relacionadas ao vírus.
Atualmente, o município conta com 10.899 doses disponíveis em todas as 42 Unidades Básicas de Saúde, na sala de vacinas do Centro de Referência em Especialidades Divino Braga e no Vacimóvel, que divulga sua programação semanalmente. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacinação.
Segundo a Central de Vacina, a cobertura entre jovens dessa faixa etária está em 77,1%. A meta é elevar esse índice até o fim da campanha, que segue até 31 de dezembro de 2025.
“A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS, é a forma mais eficaz de prevenção, especialmente quando aliada ao uso de preservativos, que também reduzem o risco de contágio”, afirma Ana Paula Macêdo, referência técnica da Central de Vacina.
O Papilomavírus Humano (HPV) é o vírus sexualmente transmissível mais comum no mundo, com mais de 200 tipos identificados. Muitos casos não apresentam sintomas, mas alguns podem causar verrugas genitais e, em situações mais graves, evoluir para diferentes tipos de câncer.
*Foto: Divulgação (Prefeitura de Betim)
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Betim