Imprensa repercute ruptura da UPb com o governo comunicada por Rueda

O anúncio foi feito hoje pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, no Salão Verde do Congresso Nacional, onde a Federação (UPb) tem a maior bancada, na Câmara e no Senado.

Entre os grandes veículos que noticiaram o comunicado estão o portal do G1, Estadão, Jovem Pan, Correio Braziliense, Metrópoles, Folha de São Paulo, Valor Econômico.

O G1 destacou  “que filiados devem deixar cargos no governo Lula. Anúncio foi feito pelo presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e pelo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PP-PI).”

O Estadão foi incisivo em sua chamada: “União Brasil e PP anunciam desembarque oficial do governo e ameaçam com punição a quem não sair” e ainda reforçou que a saída, “segundo líderes, deverá ser feita imediatamente”. A chamada do Metrópoles também foi afiada: “Federação União-PP ordena que ministros deixem cargo e ameaça punição”.

A matéria do Estadão também reproduziu, na íntegra, o comunicado lido por Rueda: “Informamos a todos os detentores de mandato que devem renunciar a qualquer função que ocupem no governo federal. Em caso de descumprimento desta determinação, se dirigentes desta Federação em seus estados, haverá o afastamento em ato contínuo. Se a permanência persistir, serão adotadas as punições disciplinares previstas no Estatuto. Esta decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes”.

A Jovem Pan o enfoque foi que “ministros da federação União Progressista terão de deixar governo Lula imediatamente. Medida não atinge Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Frederico de Siqueira Filho (Comunicações), indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre”. Ambos não são filiados à sigla.

O G1 também reproduziu trecho da nota de Rueda divulgada em resposta a fala do presidente Lula, que disse que o presidente do partido (União) não gostava dele e que ele, Lula, não gostava de Rueda: “A fala do presidente evidencia o valor da nossa independência e a importância de uma força política que não se submete ao governo”.

O Correio Braziliense também deu destaque à nota de Rueda remetendo à ocasião: “Na democracia, o convívio institucional não se mede por afinidades pessoais, mas pelo respeito às instituições e às responsabilidades de cada um” e ainda reproduziu outro trecho: “O que deve nos guiar é a construção de soluções e não demonstrações de desafeto. Minha prioridade continuará sendo a mesma: trabalhar por um futuro melhor para o Brasil, com estabilidade política, desenvolvimento econômico e respeito às instituições”.

A imprensa especulou ainda sobre o prazo que os filiados terão para deixar seus cargos no governo. Os veículos também apontaram como certa a defesa da anistia aos condenados por 8 de janeiro, em meio a decisão de desembarque.

Compartilhe

EXECUTIVO

Mato Grosso moderniza ensino em Sorriso com R$ 47,6 milhões em investimentos

Imprensa repercute ruptura da UPb com o governo comunicada por Rueda

Prefeitura de Novo Airão (AM) lança o maior programa social e econômico da história do município

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress