O município de Mucuri (BA), sob gestão de Robertinho (União), recebeu no dia 28 de agosto a campanha “Meu Pai Tem Nome”, realizada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) em parceria com a Prefeitura.
A ação, sediada no CREAS de Itabatã, reuniu a comunidade com serviços gratuitos voltados ao fortalecimento dos vínculos familiares e à garantia de direitos. Além de Mucuri, a iniciativa está acontecendo em mais de 40 cidades baianas, incentivando o reconhecimento da paternidade, a responsabilização dos genitores e a inclusão social.
O reconhecimento da paternidade garante a participação dos pais no desenvolvimento dos filhos, possibilita convivência saudável e assegura direitos ligados à filiação, como o de herança. Apenas na Bahia, mais de 70 mil crianças foram registradas sem o nome do pai desde 2020, segundo os Cartórios de Registro Civil, número que coloca o estado em segundo lugar no país nesse tipo de ocorrência.
Durante o mutirão em Itabatã, a população teve acesso a exames de DNA gratuitos, orientações jurídicas e procedimentos de reconhecimento de paternidade, tanto espontâneo quanto socioafetivo.
De acordo com a Defensoria Pública, a ação em Mucuri registrou 28 atendimentos, com 5 exames de DNA realizados e 6 agendados. Houve ainda casos de reconhecimento com DNA, reconhecimentos socioafetivos, procedimentos post mortem, 2 pedidos de homologação e 5 registros sem o nome do genitor em certidão de nascimento.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Mucuri