Goiânia registra avanços no combate a queimadas após criação da Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo

Sob a gestão do prefeito Sandro Mabel (União), Goiânia já registra avanços significativos no enfrentamento às queimadas após a criação da Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo e Conservação da Biodiversidade, apresentada em agosto. Entre as medidas, estão a formação de brigadas florestais, o mapeamento de áreas de risco e o fortalecimento da resposta rápida a focos de incêndio.

O grupo responsável pela execução da política reúne a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Defesa Civil Estadual e Municipal, Cimehgo, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e Corpo de Bombeiros Militar, organizando a prevenção e a resposta de forma integrada.

Segundo o coordenador operacional da Defesa Civil Municipal, Marcelo Luz, um dos principais avanços foi a criação do programa Goiânia sem Fogo. “Esses monitoramentos são realizados todos os dias durante o período de estiagem, com o objetivo de prevenir incêndios, orientar a população com relação ao uso do fogo e mapear as áreas de alerta para incêndios”, explicou.

A Amma também executa ações como a abertura de aceiros nos parques municipais,  faixas sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo,  e o uso de caminhões-pipa no apoio ao combate. Equipes permanecem de prontidão para atuar junto a outros órgãos.

Os recursos para a política vêm da Amma e do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). “A diretoria de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas da Amma está responsável por elaborar os planos de aplicação dos recursos, tendo em vista a compatibilidade dessa diretoria com a articulação da mitigação das mudanças climáticas”, afirmou a presidente da Amma, Zilma Peixoto.

As medidas também se somam às ações do gabinete de crise, criado em janeiro de 2025 e coordenado pela Defesa Civil Municipal. “Neste ano, graças ao monitoramento preventivo, o resultado prático para Goiânia tem sido muito positivo em relação ao ano passado no que tange a prevenção e a rapidez na resposta a incêndios”, avaliou Luz. O gabinete reúne representantes de 13 órgãos e instituições e conta com monitoramento climático em tempo real na sede da Defesa Civil do Estado, ao lado do Estádio Serra Dourada.

O gerente operacional da Amma, Eduardo Otto, destacou ainda a preparação das equipes de parques. “Realizamos o monitoramento diário dos parques e trabalhamos em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a GCM e a Defesa Civil para agir preventivamente no combate a incêndios florestais, além de auxiliar na educação da população para a prevenção de incêndios”, disse.

*Foto: Amma
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Goiânia

Compartilhe

EXECUTIVO

Belo Horizonte (BH) alcança a meta de 50 mil árvores plantadas em 2025

Belford Roxo (RJ) lança programa para fortalecer esporte

Goiás leva benefícios sociais a comunidades quilombolas e indígenas

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO