Sob a gestão do prefeito Sandro Mabel (União), Goiânia já registra avanços significativos no enfrentamento às queimadas após a criação da Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo e Conservação da Biodiversidade, apresentada em agosto. Entre as medidas, estão a formação de brigadas florestais, o mapeamento de áreas de risco e o fortalecimento da resposta rápida a focos de incêndio.
O grupo responsável pela execução da política reúne a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Defesa Civil Estadual e Municipal, Cimehgo, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Delegacia do Meio Ambiente (Dema) e Corpo de Bombeiros Militar, organizando a prevenção e a resposta de forma integrada.
Segundo o coordenador operacional da Defesa Civil Municipal, Marcelo Luz, um dos principais avanços foi a criação do programa Goiânia sem Fogo. “Esses monitoramentos são realizados todos os dias durante o período de estiagem, com o objetivo de prevenir incêndios, orientar a população com relação ao uso do fogo e mapear as áreas de alerta para incêndios”, explicou.
A Amma também executa ações como a abertura de aceiros nos parques municipais, faixas sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo, e o uso de caminhões-pipa no apoio ao combate. Equipes permanecem de prontidão para atuar junto a outros órgãos.
Os recursos para a política vêm da Amma e do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). “A diretoria de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas da Amma está responsável por elaborar os planos de aplicação dos recursos, tendo em vista a compatibilidade dessa diretoria com a articulação da mitigação das mudanças climáticas”, afirmou a presidente da Amma, Zilma Peixoto.
As medidas também se somam às ações do gabinete de crise, criado em janeiro de 2025 e coordenado pela Defesa Civil Municipal. “Neste ano, graças ao monitoramento preventivo, o resultado prático para Goiânia tem sido muito positivo em relação ao ano passado no que tange a prevenção e a rapidez na resposta a incêndios”, avaliou Luz. O gabinete reúne representantes de 13 órgãos e instituições e conta com monitoramento climático em tempo real na sede da Defesa Civil do Estado, ao lado do Estádio Serra Dourada.
O gerente operacional da Amma, Eduardo Otto, destacou ainda a preparação das equipes de parques. “Realizamos o monitoramento diário dos parques e trabalhamos em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a GCM e a Defesa Civil para agir preventivamente no combate a incêndios florestais, além de auxiliar na educação da população para a prevenção de incêndios”, disse.
*Foto: Amma
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Goiânia