Programa da Prefeitura de Campina Grande (PB) realiza capacitação para grupos familiares sobre Educação Financeira

A Prefeitura de Campina Grande (PB), sob gestão de Bruno Cunha Lima (União), promoveu no dia 11 deste mês, por meio do Programa Família Guardiã da Secretaria de Assistência Social (Semas), uma capacitação em Educação Financeira com o tema “Cuidando do presente – Construindo o FUTURO” para as 10 famílias participantes. No programa, cada família recebe um salário mínimo (R$ 1.518) no primeiro mês de adesão e, a partir do segundo, meio salário.

Durante a formação, a equipe explicou o conceito de Educação Financeira e a importância de priorizar pagamentos essenciais, como água, energia, alimentação e cuidados com crianças e adolescentes. Também orientou sobre como diferenciar gastos indispensáveis de supérfluos. Cada participante recebeu um planner para anotações e controle financeiro, além de cadernos.

Entre os beneficiários está João Paulo Paiva, 26 anos, que cuida de cinco irmãos de 13 a 20 anos, além de três filhos de 2, 4 meses e um bebê de 3 meses. Sua mãe e o padrasto vivem em situação de rua e usam drogas há cerca de 10 anos, o que o levou a assumir os irmãos ainda adolescente. “Depois que minha mãe e o meu padrasto nos abandonaram, vivemos um longo processo. Como eu era menor de idade, na época, não tinha como cuidar deles sozinho. Os vizinhos denunciaram a situação ao Conselho Tutelar, e eu e meus irmãos fomos levados para as Casas de Acolhimento da Semas. Ficamos em unidades diferentes, por causa das idades. Quando fiquei maior, participei de uma audiência, falei com o juiz responsável e foi onde percebi que, por ser o mais velho, eu precisava cuidar dos meus irmãos, porque assim todos poderiam ficar juntos”, contou.

Hoje João trabalha como padeiro no Centro de Referência em Inclusão Produtiva (CRIP), no bairro de Santa Rosa. “Hoje, além do valor que recebo do Família Guardiã, trabalho como padeiro no Crip e minha esposa também recebe o Bolsa Família. Dessa forma estamos conseguindo cuidar de todos eles e graças a Deus, vem dando certo, principalmente com o apoio que recebo da Semas, através de orientações como essa de hoje, sobre educação financeira”, ressaltou.

Maria José da Silva, doméstica que mora no Conjunto Acácio Figueiredo, cuida de quatro netos e tem um filho de 11 anos. Ela usou o benefício para investir em frutas e verduras e já obtém renda extra. “Percebi a necessidade de multiplicar esse dinheirinho e conseguir uma renda extra para auxiliar no cuidado e gastos com meus netos, ou melhor, com todos os meus filhos. Estou feliz em poder proporcionar esses cuidados para eles”, disse.

“Um momento fundamental de capacitação e de orientação para essas famílias, visto que elas recebem o benefício, mas é importante saber como aplicar para manter e garantir a proteção dessas crianças, já que esse é o principal objetivo do programa. Importante frisar que o benefício é temporário, dura de 2 a 3 anos, por isso é importante que as famílias busquem essa autonomia e uma forma de replicar e investir bem, o valor recebido”, destacou a supervisora da Proteção Especial, Kyssia Almeida.

“Estamos atentos a cada detalhe no que diz respeito a cuidar melhor das nossas crianças. As famílias extensas, tem entendido bem o seu papel e tem feito o melhor que podem por esse público. Por outro lado, as nossas equipes não poupam esforços, para avançarmos ainda mais, nesses cuidados”, afirmou o secretário da Semas, Fábio Thoma.

Sobre o Família Guardiã
O programa mantém crianças e adolescentes afastados da família de origem, por medida protetiva, na família extensa ou ampliada, evitando acolhimento institucional e a ruptura de laços.

*Foto: Divulgação 
*Fonte: Codecom

Compartilhe

EXECUTIVO

Prefeitura de Goiânia registra aumento de 82,4% na vacinação e ultrapassa 1 milhão de doses aplicadas em 2025

Wilson Lima transforma o gás do Amazonas em energia e leva política de transição à COP 30

Ambulatório dermatológico de Apucarana (PR) funciona em novas instalações

LEGISLATIVO

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

Aprovada proposta de Yandra Moura que garante licença menstrual e reforça direitos das trabalhadoras

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO