Aperfeiçoar as habilidades e compreender o processo de envelhecimento é essencial para garantir cuidados seguros à população idosa. Com esse propósito, a Prefeitura de Lauro de Freitas (BA) promove, sob gestão de Débora Regis (União), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o curso de Cuidador de Idosos, que oferece formação técnica e humanizada a quem deseja se capacitar para cuidar com amor e conhecimento.
A secretária da SEMDESC, Diana de Souza, destaca que o curso é uma oportunidade valiosa para preparar profissionais para diferentes situações do dia a dia. “Essa parceria da SEMDESC com o SENAC é uma porta aberta para permitir que esses cuidadores estejam preparados para lidar com diversas situações no ambiente de trabalho”, afirmou.
Entre os alunos está Neila Silva, de 60 anos, que sempre sonhou em trabalhar com pessoas e fazer a diferença na vida dos outros. Ela conta que a inspiração veio da convivência com cuidadoras que atenderam sua mãe. “Eu sempre convivi com cuidadoras de idosos na minha casa para cuidar da minha mãe e a paixão por essa área surgiu a partir disso. Hoje me vejo cuidando de outros idosos e cada dia que passa eu estou empenhada nessa profissão. Cuidar é uma troca que me faz bem”, relata. Para Neila, “essa qualificação está sendo uma grande inspiração para minha vida pessoal e profissional e as experiências compartilhadas pela professora e os colegas me motivam a estar cada vez mais preparada”.
Com carga horária de 160 horas, as aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras no auditório da SEMDESC. A iniciativa busca ampliar a oferta de profissionais qualificados para uma demanda crescente por cuidados técnicos e humanizados, além de gerar oportunidades de emprego e renda.
Para a instrutora Vilma Oliveira, 44 anos, a proposta do curso vai além do aprendizado técnico. “A proposta do curso é também mostrar para esses alunos uma atuação de forma humanizada, cautelosa, cuidadosa para a inserção dessa mão de obra no mercado”, afirma.
As atividades seguem até 10 de dezembro, quando os participantes apresentarão um projeto integrado que demonstrará as competências e habilidades desenvolvidas durante a formação.
*Foto: Divulgação
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Lauro de Freitas